quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Papel do jovem na construção da paz é tema de Romaria

André Luiz
Da Redação



Montagem sobre fotos / arquivo
"Nada segura um jovem motivado", afirma Irmão Viveiros
Jovens, artífices da paz. Este é o tema da 4ª Romaria Nacional da Juventude, promovida pelo Santuário Nacional de Aparecida, realizada nesta quinta-feira, 15, que reuniu jovens de todas as regiões do Brasil.
O evento também foi uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. De acordo com a organização, a Romaria buscou ajudar o jovem a refletir e se preparar para este grande evento da juventude, levando-o a sentir-se jovem, a pensar na vida e assumir-se como instrumento construtor da paz que vem de Cristo.
Jovens, artífices da paz
A responsabilidade de serem artífices da paz foi confiada aos jovens pelo Papa Bento XVI em um dos seus encontros com a juventude. Diante desta árdua missão, fica o questionamento: como o jovem pode ser artífice da paz?
Para Irmão João Batista de Viveiros, Prefeito de Igreja no Santuário Nacional de Aparecida e membro da comissão organizadora da Romaria Nacional da Juventude, o jovem caminha para a paz quando ele toma consciência da sua dignidade, dos seus valores; quando ele busca colocar na sua vida e relacionamentos valores que edificam.
Maldades, guerras e violências
Ao analisar as realidades violentas que se estabeleceram na sociedade, é possível que muitos se perguntem: de onde vem a maldade? Deus permite que hajam guerras e violência no mundo?
Segundo Irmão Viveiros, a maldade parte da escolha que as pessoas fazem para suas vidas. "Quando o homem deixa de escolher o caminho de Deus para buscar o caminho do mal, do prazer que o leva a satisfações imediatas, este homem deixa de ser o artífice e construtor da paz e torna-se um instrumento construtor da violência e das maldades."
O religioso afirma que a violência, as guerras e as maldades não estão no projeto de Deus. "Pelo contrário, Deus tem em seu projeto a paz e a vida. Mas, quando o homem se desvia deste projeto ele passa a gerar em si toda espécie de maldades e pecado."
O jovem, como artífice, construtor da paz, deve manter, sobre todas essas realidades de violência, um olhar de esperança e jamais pensar ser impossível contemplar a paz no mundo, diz o religioso.
Para Irmão Viveiros, o jovem renova a esperança, a confiança e a fé quando olha para a cruz de Cristo e opta por seguir seus ensinamentos. Assim, ele passará a olhar o mundo de forma diferente.

A violência em São Paulo e o jovem, artífice da paz
Os meios de comunicação têm noticiado massivamente a onda de violência na região metropolitana de São Paulo onde dezenas de pessoas morreram. O jovem, cuja missão é ser artífice da paz, tem um papel a desempenhar também nesta realidade.
Para o religioso, os jovens que estão na Igreja precisam estabelecer uma aproximação com esses jovens que de alguma forma se tornaram vítimas do sistema violento afixado na sociedade.
"O jovem escuta o jovem. Precisa se aproximar daqueles que são vítimas, com essa abertura de ser no meio da juventude instrumento e tomar a consciência de que ele é artífice da paz e responsável por convidar e convocar a paz. O jovem deve ser uma presença da Igreja no meio dos outros jovens."
Segundo o religioso, cabe aos jovens cristãos serem sinal de luz nesses ambientes de trevas e de sofrimento. "É necessário sair do ambiente cristão e ir ao encontro da juventude que é vítima do mundo e se comprometer com a vida dos outros jovens que estão correndo riscos."
A Romaria
De acordo com Irmão Viveiros, a romaria contribui para uma civilização de paz. "Este é um grande momento de refletir sobre a vida. Jovens, artífices da paz são jovens que querem construir a suas vidas a partir de valores. Toda a programação da romaria quer levar o jovem a tomar consciência do seu papel de profeta no mundo de hoje."
Com as romarias anteriores, o religioso afirma ter constatado que o jovem gosta de desafios e não é possível parar um jovem bem motivado pela possibilidade de participação, de envolvimento da juventude e de crescimento. “Nada segura um jovem motivado”, ressaltou Irmão Viveiros.
A Romaria Nacional da Juventude, que está em sua 4ª edição, também preparou os jovens para o Hallel Aparecida Internacional que acontecerá em abril de 2013 em diferentes espaços do Santuário Nacional.
fonte: canção nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário