domingo, 2 de dezembro de 2012

Bispos de Coreia e Japão prudentes em relação à energia nuclear



A Conferência Episcopal da Coréia (CBCK) divulgou uma nota sobre o 18° Encontro de intercâmbio de Bispos coreanos e japoneses, realizado em Gyeongju city, na arquidiocese de Daegu, em meados de novembro. Na agenda dos bispos, o tema da eliminação gradual das usinas nucleares ("Nuclear Power Phase-out").

Cerca de 40 bispos e sacerdotes participaram do encontro, lierado por Dom Peter Kang U-il, Bispo de Cheju, Presidente da Cbck, e do Arcebispo de Osaka, Dom Leo Jun Ikenaga, Presidente da Conferência Episcopal do Japão (CBCJ).

No primeiro dia de trabalhos, Pe. Thomas Seigel Michael (professor na Universidade Nanzan de Estudos de Ética Social) conferiu a palestra “Considerações teológicas sobre usinas nucleares”. O relator destacou a necessidade de desenvolver projetos de energia sustentável, como a energia eólica e a solar, para reduzir a dependência da energia nuclear.

Já Pe. Paul Park Hong-pyo, sacerdote da Diocese de Wonju e representante do Comitê, contrario à construção da usina nuclear de Samcheok, evidenciou que os residentes querem viver num ambiente limpo e tranqüilo. Segundo ele, a questão nuclear se refere à vida e não apenas à política.

No dia 14 de novembro, os bispos visitaram a usina nuclear de Wolsung em Gyeongju, e receberam uma explicação sobre o funcionamento e a gestão da central nuclear.

Após a visita, os bispos japoneses e coreanos concelebraram a Santa Missa na Igreja de Yangnam. Em sua homilia, Dom Thaddeus Cho Hwan-kil, Arcebispo de Daegu, destacou que para salvaguardar a integridade da criação e a vida pacífica da terra que Deus deu à humanidade, deveríamos lutar pela redução gradual da energia nuclear. A próxima reunião está prevista para 12 a 14 de novembro de 2013, no Japão.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário