quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Que os cristãos levem a sério a própria fé, pede Papa em homilia

Francisco centrou sua homilia no antes e depois de Jesus, lembrando que após Cristo todos são chamados à santificação
Com Cristo, todos são chamados à santificação e devem levá-la a sério, disse o Papa em homilia / Foto: Arquivo-Rádio Vaticano
Todos os batizados são chamados a prosseguir no caminho da santificação, uma atitude que deve ser levada a sério. Essas foram palavras do Papa Francisco em Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta quinta-feira, 24. O Santo Padre afirmou que sempre na vida há o antes e o depois de Jesus, destacando que Cristo fez no homem uma “segunda criação” que se deve levar adiante com o modo de viver.
Antes e depois de Jesus. Francisco desenvolveu a homilia a partir da passagem da Carta aos Romanos centrada no mistério da redenção humana. Ele observou que o apóstolo Paulo procura explicar isso com a lógica do antes e depois de Cristo, sendo o antes uma “sujeira” enquanto o depois é uma “nova criação”.
“Fomos re-feitos em Cristo! Se antes toda a nossa vida, o nosso corpo, a nossa alma, os nossos hábitos estavam no caminho do pecado, da iniquidade, depois desta re-criação devemos fazer o esforço de caminhar na estrada da justiça, da santificação”.
O Papa recordou então o momento do batismo, em que os pais fazem um ato de fé em Jesus Cristo, uma fé que deve ser reassumida e levada adiante com o modo de vida. O Pontífice reconheceu que muitas vezes há o pecado e as imperfeições, mas o Sacramento da reconciliação pode curar essas feridas de forma que também elas sirvam para o caminho de santificação. “Depois de Cristo estamos no caminho da santificação, mas devemos levá-lo a sério”.
E para seguir nesse caminho com seriedade, o Santo Padre defendeu as obras de justiça, obras simples, como adorar a Deus e fazer o que Jesus aconselha: ajudar o próximo. “Sem esta consciência do antes e depois da qual nos fala Paulo, o nosso cristianismo não serve pra nada! E mais: vai pelo caminho da hipocrisia (…) Peçamos a São Paulo que nos dê a graça de viver como cristãos a sério, crer realmente que fomos santificados pelo sangue de Cristo”.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário