quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Santo Padre recordou o sofrimento causado por guerras e tragédias e fez um apelo pela paz


Papa Francisco durante benção Urbi et Orbi (Foto: CTV)
Papa Francisco durante benção Urbi et Orbi (Foto: CTV)
Nesta quarta-feira, 25, Natal do Senhor, Papa Francisco dirigiu-se ao Balcão Central da Basílica Vaticana para a tradicional bênção “Urbi et Orbi”. Na mensagem de Natal que antecedeu a bênção, o Santo Padre pediu paz na Síria, na República Centro-Africana, na Terra Santa, além de recordar problemas como o tráfico de seres humanos e as calamidades naturais.
O Papa recordou que a verdadeira paz não é um equilíbrio entre coisas contrárias, mas um compromisso de todos os dias, que se leva adiante a partir do dom de Deus. Ele dirige o pensamento, então para as indefesas vítimas da violência em conflitos.
“Vendo o Menino no presépio, Menino de Paz, pensemos nas crianças que são as vítimas mais frágeis das guerras, mas pensemos também nos idosos, nas mulheres maltratadas, nos doentes. As guerras dilaceram e ferem tantas vidas, muitas dilacerou nos últimos tempos, como o conflito da Síria, fomentando ódio e vingança. Continuemos a rezar a Deus para que Ele poupe novos sofrimentos ao amado povo sírio e as partes em conflito ponham fim a toda violência”.
O Santo Padre destacou também a força da oração e expressou sua felicidade em saber que membros de outras confissões religiosas partilharam esta oração pela paz na Síria. “Nunca percamos a coragem da oração”, disse.
A República Centro-Africana também está no coração do Papa, o qual lembra que esta é uma região tantas vezes esquecida pelos homens, mas nunca esquecida por Deus. Ainda com relação à África, o Santo Padre reza pelo Sudão do Sul e pela Nigéria, dilacerada por contínuos ataques que não poupam inocentes e indefesos.
Quanto ao Oriente Médio, o Papa pede a conversão do coração dos violentos e um final feliz para as negociações de paz entre israelenses e palestinos. Ele também pede cura das chagas do Iraque, que sofre frequentemente por atentados.
Francisco também reza pelos que são perseguidos por causa de sua fé em Cristo e pelos refugiados, para que encontrem acolhimento e ajuda. Ele recorda, nesse ponto, as tragédias que aconteceram, este ano, em Lampedusa, uma ilha italiana. O Papa fez um apelo para que elas não mais se repitam. Quanto às calamidades naturais, Francisco lembra-se do povo filipino, atingido brutalmente por um tufão nesse segundo semestre do ano.
“Neste mundo, nesta humanidade, hoje nasceu o Salvador, que é o Cristo Senhor. Detenhamo-nos diante do Menino de Belém, deixemos que o nosso coração se comova, não tenhamos medo disso, porque precisamos que o nosso coração se comova. (…) Deixemo-nos abrasar pela ternura de Deus, porque precisamos de Suas carícias. As carícias de Deus não nos ferem, mas nos dão paz e força.”
Após a mensagem, Francisco concedeu a todos a bênção Urbi et Orbi. O Santo Padre encerrou desejando a todos os seus votos de um Feliz Natal.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário