sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vocações ocupam lugar especial no coração de Bento XVI

O Papa Bento XVI afirmou, na mensagem enviada aos participantes do II Congresso Continental Latinoamericno sobre Vocações, que as vocações na Igreja ocupam um lugar especial em seu coração e em suas orações. O texto foi divulgado, nesta terça-feira, 1º, pela Santa Sé, para o encontro que teve início nesta segunda-feira, 31, e vai até o dia 5 de fevereiro, em Cartago (Costa Rica).
O evento é promovido pelo Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latinoamericano e é realizado na semana em que a Igreja celebra o XV Dia Mundial da Vida Consagrada, nesta quarta-feira, 2.
Na mensagem, o Santo Padre incentiva a Pastoral Vocacional das Igrejas particulares a fomentarem as vocações, através de uma vivência cristã e de um trabalho realizado em conjunto com outras pastorais. “A experiência mostra que, onde houver um bom planejamento e uma prática constante da Pastoral Vocacional, as vocações não faltam. Deus é generoso e igualmente generoso deve ser o empenho da Pastoral em todas as Igrejas particulares”, ressalta.
“O testemunho pessoal e comunitário para uma vida de amizade e intimidade com Cristo (…) ocupa um lugar de primeira ordem no trabalho de promoção das vocações. O testemunho fiel e alegre da própria vocação tem sido e é um excelente meio para despertar em tantos jovens o desejo de seguir os passos de Cristo”, enfatiza ainda o Pontífice ao reafirmar a necessidade da vida espiritual para os vocacionados e para aqueles que atuam nas pastorais vocacionais.
Bento XVI definiu também, no texto, o que é a vocação e considera que ela não depende de planos humanos:
“A vocação não é o resultado de qualquer projeto humano ou de uma hábil estratégia organizativa. Na sua realidade mais profunda, é um dom de Deus, uma iniciativa misteriosa e inefável do Senhor, que entra na vida de uma pessoa cativando-a com a beleza do seu amor e suscitando, consequentemente, uma entrega total e definitiva a esse amor divino”.
Por fim, o Santo Padre faz seu apelo aos agentes de Pastoral Vocacional e aos participantes do Congresso, para que se empenhem com suas forças e talentos nesta “apaixonate e urgente tarefa”.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário