domingo, 18 de setembro de 2011

Entrevista com a Vice-Presidente Nacional da CRB


Ir. Josevânia:: Ir. Marlene, qual a missão da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil?

Ir. Marlene:: Ela tem a missão de animar a Vida Religiosa Consagrada, tanto a nível Nacional, quanto a nível Regional. É reconhecida pela Santa Sé e está sempre em diálogo com a Sagrada COngregação para os Institutos Religiosos, bom como com a CNBB.
Também conta com grupos de reflexão: teológica, bíblica, psicológica e missionária. Os assessores e assessoras são pessoas bem capacitadas, cadidas pelas Congregações para assumirem trabalhos de assessoramento à CRB Nacional, que por sua vez também assessoram as Regionais em várias áreas ou dimensões da Vida Consagrada e na parte administrativa. Como sabemos, as Regionais têm sua organização de animação da VRC e trabalham em profunda consonância com a Nacional que é nossa referência.

Ir. Josevânia: Qual a função da Diretoria?
Ir. Marlene: É de colaborar com reflexões em tudo o que concerne a caminhada de animação e dinamização da VR como as questões administrativas da CRB Nacional, ajudando na tomada de decisões.
O trabalho acontece a partir do plano trienal que foi elaborado pela Diretoria e os Assessores, que programam formações, cursos, seminários, para a animação da VRC.

Ir. Josevânia: Quias os desafios?
Ir. Marlene: O primeiro e grande desafio é que precisamos assumir a nossa missão profética. Viver com aquele entusiasmo de quem encontrou o TESOURO e por causa dele arregaçar as mangas com amor e alegria, e procurar partilhar as riquezas com aqueles que mais necessitam: os pobres, aqueles que mais sofrem hoje. Anunciar com entusiasmo e denunciar com coragem os sistemas que massacram de diversas maneiras as pessoas.
O segunda desafio, continua despertando a Intercongregacionalidade em vista da missão da VRC. Que as Congregações se lancem em projetos missionários, como é o exemplo da missão no Haiti em parceria com a CNBB e CRB Nacional, a missão de Roraima assumidas por Regionais. Precisamos captar juntos o grito de dor dos pobres e nos dar as mãos assumindo atitudes solidárias de compromisso missionário.

Ir. Marlene Rodrigues, é Psicóloga e Provincial das Irmãs de São Vicente de Paulo. Reside atualmente em Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário