sábado, 6 de outubro de 2012

Saúde e equilíbrio do homem em pauta na Semana da vida

 

 
Padre Anísio Baldessin, atual capelão do Hospital das Clínicas em São Paulo
Saúde e equilíbrio do ser humano. Esta é mais uma das questões propostas para a Semana Nacional da Vida, que termina neste domingo, 7. O tema visa refletir sobre os meios que o ser humano busca para manter seu bem estar, sem, contudo, afastar-se dos desígnios que Deus tem para os homens.

O atual capelão do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP), padre Anísio Baldessin, recordou que no relato da criação, presente em Gênesis, Deus viu que toda a criação era muito boa. Contudo, o padre acredita que tudo depende da maneira como o ser humano lida com esse mundo.

A busca desenfreada pelo prazer, pelo “ter” e pelo “ser” pode afastar o ser humano do projeto de Deus para sua vida, mas, para o sacerdote, isso não significa que esta pessoa deixará de ser filha de Deus.

“No meu modo de ver, Deus sempre vai nos considerar filhos, apesar dos nossos comportamentos e da nossa realidade. Agora, acho que a pessoa pensando no ter, no ser e no prazer ela deixa de viver o hoje, fica arrependendo-se do ontem que não teve e pensando no amanhã que talvez não vai ter”.

Como capelão do HC, padre Anísio relatou que vivencia muito no hospital as consequências dessa busca desenfreada. Os impactos são notáveis principalmente com pessoas que estão com câncer ou alguma doença incurável.

“Pessoas nessa busca desenfreada sempre ficam pensando nas memórias e nos planos, ou seja, o que eu fiz e o que eu tenho que fazer. Quando chega o momento da enfermidade, ela começa a pensar: ‘bom, e agora? Eu não fiz e eu não vou fazer mais’”.

Moldes sociais e o equilíbrio


Uma das responsáveis por essa busca incessante de ter e ser sempre mais pode ser a própria sociedade e as mudanças que ela trouxe. No caso da estética, por exemplo, a sociedade coloca um molde ideal e que as pessoas tendem a querer seguir, porém nem sempre da forma correta.

“As necessidades do homem aumentaram e a paciência diminuiu. Ninguém tem paciência de fazer um acompanhamento de saúde, de mudar hábitos de vida, porque para você ter um corpo bom e uma saúde legal, a medicina só contribui com 10%, isso é uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde. Se a pessoa quer ter um corpo legal, depende do esforço dela”, frisou o padre.

Ele acredita que mais do que investir em alternativas rápidas e práticas, é necessário mudar a conduta de vida. E para atingir uma vida equilibrada, o padre acredita sempre na análise que envolve dois fatores: o “querer” e o “precisar”.

“Eu quero comprar uma Ferrari, mas eu preciso de uma Ferrari? Não, eu quero, mas eu não preciso. Eu sempre faço essa avaliação: o que eu quero e preciso ou coisas que eu só quero, mas não preciso”.

Fonte: canção nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário