terça-feira, 10 de agosto de 2010

Jovens portugueses acolhem a cruz da Jornada Mundial da Juventude 2011


Representantes de todas as dioceses de Portugal receberam nesse domingo, 8, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) das mãos dos jovens espanhóis, durante a Eucaristia que encerrou a Peregrinação e Encontro de Jovens, em Santiago de Compostela.

Segundo informa Agência Ecclesia, o grupo português, constituído por 15 jovens, estava liderado pela diocese do Porto, cuja responsabilidade era trazer a Cruz para Portugal.

O símbolo percorre o país até dia 20 de agosto, numa iniciativa que visa a congregar os jovens e prepará-los para a JMJ de Madri 2011. O bispo do Porto, dom Manuel Clemente, esteve presente na cerimônia. Ele destacou a “grande ligação das dioceses do Norte de Portugal, e em especial do Porto, a Santiago de Compostela”.

Dom Manuel expressou sua satisfação pela participação entusiástica dos jovens, que é um exemplo para os responsáveis da Igreja. “Encontrarmo-nos com a juventude, nos seus próprios ritmos, serve como um acerto e ajuda-nos a definir aquilo que devemos fazer”, disse.

Já o arcebispo de Braga, dom Jorge Ortiga, ao acolher a Cruz na igreja de São Victor, na noite desse domingo, convidou todas as paróquias a estarem presentes na próxima edição da JMJ.

Em sua homilia, o arcebispo disse que a grande cruz da juventude atual é o “não ter sentido na vida, o sentir-se perdido, sem grandes objetivos, sem grandes finalidades e sem grande esperança”.

“Assim como a Cruz de Cristo é aurora, é abertura de uma esperança, era conveniente também que esta Cruz da Juventude significasse para os nossos jovens esse acreditar nessa aurora desse mundo melhor para a juventude”, afirmou.

Fonte: CNBB com Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário