quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Arquidiocese divulga programação do Centenário


Em entrevista coletiva, realizada na manhã desta terça-feira, 23, no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, divulgou a programação das festividades pelos 100 anos da arquidiocese. Entre os eventos, estão previstos uma exposição de artes sacra, lançamento do selo e revista comemorativa, além de uma grande concelebração eucarística presidida pelo Núncio Apóstolico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.
As comemorações têm início no próximo sábado, 27, às 19h, com a Santa Missa, na Catedral da Sé, em Olinda. Além da celebração, as pessoas assistiram a apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Na semana que antecede o aniversário da Arquidiocese, haverá a abertura da Exposição de Arte Sacra, no Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo. "Vamos fazer uma exposição de peças raríssimas não só da Arquidiocese de Olinda e Recife como também de dioceses vizinhas. Inclusive tem um cálice que foi doado pela princesa Isabel ao primeiro bispo da arquidiocese, dom Luiz Brito", revelou o arcebispo.
No dia 1º de dezembro, será lançado, às 10h, no Palácio dos Manguinhos o Selo Comemorativo dos Correios e a revista "100 anos de missão a serviço da vida". Nesse mesmo dia, às 16h, na Câmara de Veradores do Recife, dom Fernando Saburido recebe o Título de Cidadão Recifense. A homenagem foi proposta pelo vereador Josenildo Sinésio.
As comemorações pelo centenário serão encerradas no dia 05 de dezembro. Ao meio dia haverá repicar dos sinos de todas as Igrejas do Estado de Pernambuco. O Marco Zero, bairro do Recife Antigo, foi o local escolhido para o acolher os fiés e celebrar de forma grandiosa o aniversário da arquidiocese. A partir das 16h acontece a acolhida dos fieis. Em seguida, por volta das 17h, será realizada a concelebração eucarística presidida pelo representante do papa no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri e concelebrada por dom Fernando Saburido, demais bispos das dioceses do Regional Nordeste 2 da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB) e com todo o clero. O cortejo litúrgico sairá da Igreja Madre de Deus.

De acordo com dom Fernando Saburido, a ideia da festa é integrar as dioceses do Estado e pôr a Igreja particular de Olinda e Recife em estado permanente de missão. "Será uma celebração alegre que tem como meta principal articular mais as dioceses da província de Pernambuco fazendo um trabalho em conjunto. Além de dinamizar mais a missão da arquidioce. Ninguém pode ser católico e ficar indiferente ao chamado da Igreja. Agora é o momento de louvor e integração para sairmos de lá bem dispostos para anunciar o Reino de Deus", afirmou.Após a Santa Missa, os fieis participam de um momento artístico-cultural animado pelo padre Reginaldo Manzotti, com as participações de Fafá de Belém e Geraldinho Lins. A arquidiocese estima que cerca de 100 mil pessoas participarão das festividades do dia 05.Paróquias - No dia 05 de dezembro as Igrejas, que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife estarão fechadas, nos horários da tarde e da noite, para que as pessoas possam participar da concelebração do Centenário da arquidiocese, no Marco Zero. A única em que haverá missa será a Igreja do Morro da Conceição, às 20h.PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de novembro
19h- Santa Missa na Sé de Olinda, Igreja Catedral. Apresentação da Orquestra Criança Cidadã
Dia 29 de novembro
18h – Abertura da Exposição de Arte Sacra da AOR: “100 anos de missão a serviço da vida”, no Paço Alfândega, Bairro do Recife.
Dia 01 de dezembro
10h – Lançamento do selo comemorativo e da edição especial da Revista Comemorativa, na Cúria Metropolitana - Palácio dos Manguinhos.
16h – Entrega do Título de Cidadão Recifense ao Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, OSB, na Câmara Municipal do Recife, Rua Princesa Isabel, 410, Boa Vista, Recife-PE
Dia 05 de dezembro
12h – Repicar dos sinos de todas as igrejas do Estado de Pernambuco
16h – Acolhida dos fiéis e animação no Marco Zero
17h - Solene concelebração eucarística presidida pelo Núncio Apóstolico no Brasil Dom Lorenzo Baldisseri e concelebrada por Dom Fernando Saburido e demais Bispos das Dioceses do Estado de Pernambuco com todo o clero – cortejo litúrgico saindo da Madre de Deus.
20h – Momento artístico-cultural com o Pe. Reginaldo Manzotti e Fafá de Belém.


Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário