quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Papa fala sobre Santa Catarina de Sena

Hoje, quarta-feira, é dia de Audiência Geral e o Papa encontrou-se com fiéis e peregrinos, na Sala Paulo VI, no Vaticano.
Na catequese de hoje, Bento XVI falou sobre Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Itália e da Europa. Santa Catarina nasceu em Sena, na Itália, em 1347, numa família numerosa, e ainda "hoje nos fala e nos impele a caminhar com coragem rumo à santidade para sermos de forma sempre mais plena discípulos do Senhor" – ressaltou o Santo Padre.
Quando a fama de sua santidade se espalhou, foi protagonista de uma intensa atividade de conselho espiritual a todas as categorias de pessoas: nobres e homens políticos, artistas e pessoas do povo, consagrados, eclesiásticos, inclusive o Papa Gregório XI que naquele período residia em Avinhão e Catarina o exortou energicamente e com sucesso para que voltasse a Roma. Viajou muito para solicitar a reforma interior da Igreja e favorecer a paz entre os Estados.
Foi grande mística da espiritualidade cristocêntrica. Cristo era para Catarina o esposo, com quem teve uma relação de comunhão e fidelidade. "Convidava sempre os sacerdotes e também o Papa a serem fiéis às suas responsabilidades, sempre e somente movidas pelo amor profundo e constante pela Igreja" - sublinhou Bento XVI. Santa Catarina faleceu, em Sena, no ano 1380.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário