quarta-feira, 22 de junho de 2011

Artistas homenagearão o Papa pelos seus 60 anos de sacerdócio

Na manhã do dia 17, o Escritório de Imprensa da Santa Sé apresentou oficialmente a próxima mostra artística que levará o nome de “O esplendor da verdade, a beleza e o amor” em homenagem ao Papa Bento XVI pela ocasião do seu 60º aniversário de ordenação sacerdotal, em que 60 artistas, incluindo o brasileiro Oscar Niemeyer apresentarão uma obra especialmente criada para esta ocasião.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, disse que “pensávamos em um tema muito fluido e geral, conectado de perto ao mesmo tempo com o papado de Bento XVI, considerando a verdade por um lado e por outro a caridade”.

A exposição que será inaugurada no próximo dia 4 de julho no Vaticano será “quase como um cartão de felicitações dirigido ao Papa”, disse o Cardeal ao grupo ACI na sexta-feira, 17.

James Mc Millan, compositor escocês da música que acompanhou ao Santo Padre durante sua viagem ao Reino Unido, assinalou a respeito que “alegrou-me enormemente e me senti muito orgulhoso quando me convidaram a participar deste maravilhoso festival”.

Depois de ressaltar o grande trabalho do Papa, McMillan destacou o serviço de Bento XVI “inclusive durante anos antes de converter-se no Pastor Supremo. Seus conselhos e sua liderança na liturgia e na música foram especialmente inspiradores para músicos como eu”.

Richard Rouse, membro do Pontifício Conselho para a Cultura, assinalou que “a resposta dos artistas convidados foi tremendamente positiva. Eles estão animados, tomam isto como uma boa oportunidade para reabrir e diálogo nas obras em vez de com palavras. E isso é algo que os artistas não seguem dizendo: finalmente não são apenas palavras mas também pinturas, também música”.

Rouse recordou logo o encontro do Papa com os artistas no ano 2009 e sua especial abertura para com eles, para propor ao mundo a autêntica beleza que permite elevar o homem ao transcendente.

Outra das obras que o Papa receberá como homenagem é o arranjo musical do Pai Nosso realizado pelo compositor de origem estoniana, Arvo Part, que será cantado por um trio de crianças acompanhados por ele no piano.

Do mesmo modo, o compositor italiano atrás de filmes como “A Missão” e “Os Intocáveis”, Ennio Morricone, doou uma partitura que à vista exibe as notas como uma cruz.

Entre os artistas convocados também há vários da América Latina e Espanha, como o pintor Gustavo Aceves (México), o arquiteto Santiago Calatrava (Espanha), o pintor Pedro Cano (Espanha), o músico Leandro Espinosa (México), e o músico Valentín Miserachs Grau (Espanha).

O representante do Brasil no evento será o arquiteto Oscar Niemeyer, que, devido à idade avançada, não estará presente fisicamente, mas com a representação de uma de suas obras: a Catedral de Belo Horizonte.

A exibição poderá ser apreciada até o dia 4 de setembro no átrio da Sala Paulo VI. O horário para as visitas será de segunda a sábado das 10h às 19h.


Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário