quinta-feira, 30 de junho de 2011

Papa celebra 60 anos de sacerdócio


O papa Bento 16 presidiu a celebração eucarística na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Basílica de São Pedro, na manhã da quarta-feira (29). Nesta mesma data, o pontífice está completando 60 anos de vida sacerdotal.

“Passados sessenta anos da minha ordenação sacerdotal, sinto ainda ressoar no meu íntimo estas palavras de Jesus, que o nosso grande arcebispo, o cardeal Faulhaber, com voz um pouco debilitada, mas firme, nos dirigiu, a nós novos sacerdotes, no final da cerimônia da ordenação. Segundo a orientação litúrgica daquele tempo, esta proclamação significava então a explícita concessão aos novos sacerdotes do mandato de perdoar os pecados. ‘Já não sois servos, mas amigos’: eu sabia e sentia que esta não era, naquele momento, apenas uma frase de cerimônia; e que era mais do que uma mera citação da Sagrada Escritura. Ele me chama de amigo. Acolhe-me no círculo daqueles que receberam a sua palavra no Cenáculo; no círculo daqueles que Ele conhece de um modo muito particular e que chegam assim a conhecê-Lo de modo peculiar” ressaltou Bento 16 em sua homilia.

O papa também destacou que na frase “Já não sois servos, mas amigos” se encerra todo o programa da vida sacerdotal. “O que é verdadeira amizade? A amizade é uma comunhão do pensar e do querer. O Senhor não se cansa de nos dizer a mesma coisa: ‘conheço os meus e os meus me conhecem’. O pastor chama os seus pelo nome. Ele me conhece pelo nome”, frisou.

Arcebispos recebem pálio

Nesta mesma celebração, o papa entregou o pálio a 47 arcebispos, destes, sete brasileiros nomeados ao longo do último ano:

- Arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger;
- Arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães;
- Arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann;
- Arcebispo de Santa Maria (RS), dom Hélio Adelar Rubert;
- Arcebispo de Passo Fundo (RS), dom Pedro Ercílio Simon;
- Arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa;
- Arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha.

O Santo Padre saudou também os novos arcebispos que receberam o pálio e explicou os significados do Pálio, um deles é a comunhão dos pastores da Igreja com Pedro e seus sucessores. “Devemos ser pastores para a unidade e na unidade” concluiu o papa.

60 horas de oração pelo papa

O Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano, cardeal Mauro Piacenza, convidou os bispos de todo o mundo a promover 60 horas de adoração eucarística pela santificação de todos os sacerdotes, pelas novas vocações e pelo papa Bento 16. Igrejas no mundo inteiro se mobilizam para esta grande hora santa.

Oração pelo seu 60º aniversário

Senhor,
damos-te graças
porque abriste teu coração para nós;
porque, em tua morte e em tua ressurreição,
converteste-te em fonte de vida.
Faze que sejamos pessoas vivas,
vivas por tua fonte,
e dá-nos o poder ser nós também fontes,
capazes de dar a este nosso tempo
água de vida.
Damos-te graças
pela graça do ministério sacerdotal.
Senhor, abençoa-nos
e abençoa a todos os homens deste tempo
que estão sedentos e em busca.
Amém.



Fotos: L’Osservatore Romano)
Fonte: Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário