sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BOTE FÉ, VICARIATO CABO











Símbolos da JMJ emocionam fiéis do Vicariato Cabo de Santo Agostinho

Os símbolos das Jornada Mundial da Juventude (JMJ), literalmente invadiram o Vicariato Cabo de Santo Agostinho. Os objetos entraram na região episcopal em carro aberto e abriram, nesta quarta-feira, 18, o terceiro dia de visitas à Arquidiocese de Olinda e Recife. Os jovens das dez paróquias que compõem o vicariato acolheram a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora com muita alegria e criatividade. Foram quase 15 horas de louvor e oração, de fiéis apaixonados por Deus e pela Igreja.

A Paróquia de São José da Boa Esperança, em Amaraji, foi a primeira a receber o ícone e a cruz, que chegaram acompanhados de uma carreata. Por onde passavam, recebiam acenos de moradores e comerciantes. Em frente à matriz, os fieis pareciam não se importar com o sol forte e se espremiam para tocar nos objetos. Para a estudante Tarciana Caroline Félix, 20, uma emoção indescritível. “Não existem palavras que possam traduzir esse privilégio de ter essas relíquias de João de Deus tão pertinho”, afirmou emocionada. A dona de casa, Gersina da Silva, 60, não conseguia parar de chorar. “Essa é a maior graça que já aconteceu em nossa paróquia”, resumiu.

Saindo de Amaraji, a cruz e o ícone chegaram à Primavera. A cidade respirava ansiedade pelo momento que todos já sabiam, seria marcante. Em frente às residências, os moradores montaram pequenos altares, e as calçadas passaram a ser locais santos. Cenário perfeito para receber os objetos sagrados. A dona de casa Lourdes Ramos, 60, aproveitou cada minuto para refletir sobre sua missão como cristã. “Esperei desde que soube que os símbolos estariam aqui. Tocá-los nos traz renovação, e isso me emociona muito”, disse.

Em Escada, um verdadeiro arrastão promovido pela juventude resumiu a fé e o amor de mais de mil pessoas que tomaram as ruas enfeitadas da cidade, que parou para ver o ícone e a cruz. Lágrimas e sorrisos estavam em todos os rostos, dando a certeza de que aqueles corações queimavam de amor. Os jovens não pararam de cantar um minuto sequer. “Tenho certeza que os símbolos da JMJ converteram muitos corações”, comemorou o pároco, padre Valdir Bezerra.

Deixando o calor dos corações dos escadenses, os símbolos da JMJ seguiram para Ipojuca. Os jovens carregaram a cruz até o Convento Santo Cristo, próximo a Paróquia de São Miguel. Nas mãos, réplicas da cruz missionária, nos olhos contemplativos diante da cruz e do ícone, transparecia a sede do amor de Deus. No fim da tarde, os sinos da Igreja de Nossa Senhora do Ó anunciavam o fim de uma espera de cinco horas. Sob o comando do jovem padre Djanilson Pereira, o centro do distrito se transformou em um santuário a céu aberto. “Nós não seremos mais os mesmos depois deste dia”, declarou.

Já era noite, quando o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina chegaram a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, Cabo. Depois de um dia inteiro de preparação, os jovens mostraram que desconhecem a palavra cansaço, e realizaram um grande louvor para receber os símbolos da JMJ. Em seguida, os paroquianos de São José Operário tiveram a graça de tocar as insígnias. Um trio elétrico fez a animação dos presentes, que se revezarão para conduzir os objetos até o pátio do Caic.

A visita ao Vicariato Cabo terminou com uma Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido. O religioso disse está encantado e impressionado com o amor e a devoção dos fieis daquela região episcopal. “Esse símbolos preciosos nos dizem muito, sobretudo nos recordam o compromisso sério com o Evangelho e vocês acolheram o ícone e a cruz com muita disposição, parabéns”, afirmou.

O arcebispo falou ainda da proposta dada por um jovem da cidade do Cabo de realizar todos os anos um evento semelhante ao Bote Fé para fortalecer a juventude e dá continuidade ao que foi vivido com a passagem dos símbolos da JMJ. “Com certeza vamos estudar esta proposta, que é um fruto desse período tão especial que vivenciamos com a cruz e o ícone”, garantiu.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora foram levadas para a Paróquia de Santo Amaro, centro de Jaboatão dos Guararapes, onde durante toda a madrugada jovens realizaram vigílias. Pela manhã os objetos foram levados para Vitória de Santo Antão.


Fonte: Texto : Da Assessoria de Comunicação AOR

Fotos: Ir. Josevânia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário