quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Autor da logomarca da JMJ 2013 explica como foi o processo de criação


O autor da logomarca da JMJ RIO2013, Gustavo Huguein, 25 anos, na foto com o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explica que o processo de criação da logomarca da Jornada Mundial da Juventude, que será relizada em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), foi regado à oração. “Refleti sobre o tema do evento e pedi ao Senhor a inspiração para criar uma imagem que tivesse o conceito da Jornada, que transmitisse os nossos valores como católicos, fosse cristocêntrica, e que os jovens pudessem utilizar para mostrar e motivar outros jovens a estar no Rio”, conta.

Ele deu entrevista ao Jornal Santuário de Aparecida (SP). Confira:

Como foi o processo de criação do logo para a JMJ Rio 2013?

Gustavo Huguenin – Começou com a grande alegria de saber que haveria esse concurso, que seria aberto, para que a Igreja pudesse receber o trabalho dos jovens. Nesse período, já tinha no meu coração o grande desejo de participar. Parei e refleti em oração a Palavra do Evangelho de São Mateus, capítulo 28, que é a origem do tema da jornada – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (28, 19). Pedi ao Senhor a inspiração pra criar uma imagem que tivesse o conceito da Jornada, que transmitisse os nossos valores como católicos, que fosse cristocêntrica, e que os jovens pudessem utilizar para mostrar e motivar outros jovens a estar no Rio.

O que representa cada um dos elementos da logomarca?

A maior necessidade era ter a presença de Jesus e a referência aos discípulos, de acordo com o tema do evento. Na passagem de Mateus, Jesus está em uma montanha, da mesma forma como no monumento do Cristo Redentor. A partir dessa composição do Cristo com o coração chega-se ao discipulado – o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, que acolhe Nosso Senhor, essa experiência de amor com Deus. Há também referência ao Pão de Açúcar e à Cruz Peregrina, que está presente em todos os logos das Jornadas. A junção da Cruz com o Pão de Açúcar permite fazer a leitura da Terra de Santa Cruz, como é conhecido o Brasil.

Como você percebe a oportunidade de servir a Deus através dos seus dons como design?

Gustavo - A partir do momento em que fui tendo minha experiência de formação acadêmica, entendi o quanto poderia oferecer à Igreja. Todos os dons e talentos que temos podem ser colocados a serviço da evangelização. Isso tem acontecido comigo e o Senhor coloca-me em lugares em que jamais poderia imaginar. Coloco o pouco que tenho para que a obra d’Ele aconteça.

Essa será sua primeira participação em uma Jornada Mundial da Juventude. De que forma você espera que essa imagem ajude os jovens na experiência de fé que farão no Rio de Janeiro, em 2013?

Gustavo - Espero que a imagem passe à frente dessa comunicação e seja convidativa aos jovens, para que estejam no Rio e, juntos, celebremos esse momento entre diversas culturas, nacionalidades. Estar perto do Papa, com milhões de jovens, será uma alegria imensa. Somente nesse momento é que entenderei a dimensão disso tudo.
fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário