quarta-feira, 14 de março de 2012

Homenagem a Maria deve reunir mais de oito mil peregrinos


“Maria nos une pelo exemplo dedicado e pela defesa da justiça e das crianças”. A frase foi dita ontem, 12, durante coletiva reunindo o coordenador da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, o guia religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz, xeque Mohamed Khalil e o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, jornalista Gilmar Piolla. Juntos, eles explicaram como será o Encontro Internacional Cristão-Muçulmano, que acontece no próximo dia 24, das 9 às 16 horas, no Mirante da Usina, com o tema “Maria, exemplo para todos nós”.

O médico sanitarista, Nelson Arns Neumann, disse que Maria inspira o trabalho desenvolvido para Pastoral da Criança pelo exemplo onde ela viajou por mais de 100 quilômetros para cuidar de uma gestante.

“Defino como um momento muito feliz ao saber que os muçulmanos também têm em Maria a mulher exemplar”, disse Arns. Ele contou que a ideia de fazer o primeiro encontro, fora do Líbano, foi do pesquisador muçulmano, Mohammad Sammak. Sammak é o secretário geral para diálogo inter-religioso entre os povos.

“Eu o conheci em Nova Iorque e ele me contou da presença de Maria no Islã. Quando mandamos um convite para que ele nos ajudasse neste evento, ele nos disse: “Estou pronto para ir onde Maria estiver, seja no Brasil ou ir além”, contou Arns.

O Guia Religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, Mohamed Khalil, descreveu Maria como “senhora das senhoras”. Contou que no Alcorão – o livro Sagrado dos Muçulmanos – há um capítulo dedicado a Maria. “Ela defendeu a justiça, buscou a unidade, exerceu a bondade, sempre na defesa do oprimido”.

No Alcorão o nome de Maria é citado 34 vezes pela virtude e 30 vezes como a mãe de Jesus. “Este encontro nos aproxima, nos faz conhecer ao outro”, disse.

A fala de Khalil foi completada por Arns que afirmou: “Somente o conhecimento nos leva a amar, a fazer com que encontremos no outro a virtude”.

O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, jornalista Gilmar Piolla, disse que o encontro marca definitivamente o início do turismo religioso também na Fronteira. “Este será o maior evento que a Itaipu vai abrigar e junto com ele será marco desta nova etapa que defendemos que é fazer da cidade receptivo para o turismo religioso”.

Piolla disse que toda a estrutura da maior Unidade Geradora de Energia do Mundo está envolvida como sede do evento. “É um grande desafio para nós mas também a oportunidade de mostrar esta integração que a Itaipu busca e defende”.

Programação

Atualmente a comunidade islâmica já organiza agenda de palestras, além de preparar vídeo, panfletos, assim como a Pastoral da Criança. Mas, o ponto alto do evento será das 12 às 13 horas, com horário de louvor e adoração.

O encontro por “Maria” deve reunir representantes de pelo menos 17 países, entre eles, do Líbano, Quênia, Estados Unidos, São Salvador, Nepal, França, Índia, Tailândia, Suécia, Turquia e Suíça.

O evento está sendo promovido pela Pastoral da Criança Internacional em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, União Nacional das Entidades Islâmicas e da Comunidade Islâmica de Foz do Iguaçu.
FONTE: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário