sábado, 26 de maio de 2012

Arquidiocese celebra Pentecostes e lembra os 50 anos do Concílio Vaticano II neste domingo

No próximo domingo, 27, os católicos celebram uma de suas festas mais importantes, o dia de Pentecostes, que marca o final da Páscoa e o início da missão da Igreja. Para comemorar a data, o clero e os leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife se reunirão a partir das 14h, no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio. O evento deste ano tem como tema “Concílio Vaticano II: 50 anos de vida e renovação na Igreja”. Na programação organizada por representantes de todos os movimentos e pastorais haverá shows, momentos de oração e celebração da missa, presidida pelo arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido.

O episódio de Pentecostes está narrado nos Evangelhos. Eles contam que no 50º dia após a Páscoa os apóstolos, juntos com Maria, estavam reunidos em uma casa com medo dos judeus, quando Jesus apareceu “soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados não serão perdoados””. A partir de então os discípulos começaram a evangelizar pelo mundo.

Para o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Josenildo Tavares, celebrar Pentecostes é comemorar o aniversário da Igreja e, sobretudo, a sua identidade eclesial que existe apesar dos mais variados movimentos e carismas. “É uma data para celebrarmos aquilo que nós somos, uma Igreja agraciada pelos dons do Espírito Santo”, afirmou. O sacerdote explicou também que o evento é uma forma de congregar ainda mais as 107 paróquias da arquidiocese, criando nos fiéis uma cultura de Pentecostes que não fique restrita apenas ao dia da celebração.

Dentro dessa forte espiritualidade está a temática escolhida para este ano, que retoma um dos momentos de mudanças mais profundas na vida da Igreja. A realização do Concílio Vaticano II (1959 – 1962), é considerado um divisor de águas, pois abriu a Igreja principalmente, para o protagonismo dos leigos, conferindo, também a estes fiéis o papel de serem missionários. “Hoje temos leigos mais amadurecidos na fé e que contribuem diariamente para a construção de uma Igreja mais missionária, que é a meta do nosso arcebispo. Por isso, faremos do Pentecostes essa grande comemoração, mas também um momento de reafirmar a nossa missão”, pontuou o padre Josenildo.

Por recomendação de dom Fernando Saburido, neste domingo não haverá missas nas paróquias no período da tarde.

Juventude
A celebração de Pentecostes começa mais cedo para a juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife. Grupos juvenis se reunirão a partir das 9h, no Santuário de Fátima, antigo Colégio Nóbrega, no Centro do Recife, para a Jornada Arquidiocesana da Juventude. Lá, haverá momentos de espiritualidade, reflexão e confraternização. Este será o primeiro encontro arquidiocesano depois do Bote Fé Recife – evento de acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O tema do evento será “Alegrai-vos sempre no Senhor!”(Fl 4, 4).

A partir das 13h, os jovens realizarão uma caminhada até o Pátio do Carmo. No caminho, os participantes conduzirão uma réplica da Cruz Peregrina. A original, símbolo da JMJ, esteve na arquidiocese em janeiro deste ano. No final da missa, que começará às 17h, os jovens receberão uma bênção especial de dom Fernando Saburido, os enviando para a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Programação

Santuário de Nossa Senhora do Fátima – Boa Vista
9h – Jornada Arquidiocesana da Juventude
13h–Caminhada da juventude (Santuário de Nossa Senhora de Fátima ao Pátio do Carmo)

Pátio do Carmo – Santo Antônio
14h – Show com a banda Tribos de Jacó
15h – Show com o Frei Damião Silva
15h30 – Show com Zé Vicente (CE)
17h – Missa (Presidente: dom Antônio Fernando Saburido)
FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário