quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Arquidiocese de Olinda e Recife lembra dedicação de Dom Vital à fé e à Igreja



A Missa Dominical, 18, na Igreja Catedral, Sé de Olinda, foi dedicada à memória de Dom Vital Maria de Oliveira. A Concelebração Eucarística em Ação de Graças pelo testemunho de vida e santidade do Servo de Deus, Dom Vital foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Conhecido por sua simplicidade, piedade, vida de oração e devoção a Virgem Maria, Dom Vital deixou um legado de luta em defesa da fé e da Igreja. Foi sagrado bispo aos 28 anos e durante seu episcopado resistiu aos desmandos do Governo Imperial. Em 1874, foi condenado à quatro anos de prisão, com trabalhos forçados e custas, sendo essa pena comutada pelo Imperador, dias depois, para prisão simples na Fortaleza de São José, no Rio. ‘Veio a falecer santamente no dia 4 de julho de 1878, no convento capuchinho de Paris, aos 33 anos, em consequência das provações porque passou e de um possível envenenamento misterioso”. Fatos que caracteriza o martírio do jovem bispo.

O vice-postulador da Causa de Beatificação de Dom Vital, frei Jociel Gomes, refletiu sobre o Evangelho e contou detalhes da vida e do legado deixado pelo bispo de Olinda. “Dom Vital buscou através do seu pastoreio levar as pessoas a ser vigilantes. As portas do Palácio da Soledade, onde ele residia, sempre estavam abertas para acolher e para que pudesse ouvir o povo. Apesar da sua juventude, professou a fé numa atitude de cuidado e guarda do seu rebanho”, afirmou o religioso. Ao chegar à diocese, pediu que o palácio fosse preparado com simplicidade e recusou o trabalho dos escravos , que foram disponibilizados para servi-lo, pois todos são iguais diante de Deus.

Dom Fernando destacou o carinho e a dedicação com os capuchinhos estão conduzindo a Causa de Beatificação do religioso. “A arquidiocese agradece a vocês por continuar o processo. Ele era capuchinho e nada mais justo que vocês estejam a frente. Assim como têm feito com o processo de Frei Damião. Estes dois religiosos são exemplo para todos nós”, afirmou o arcebispo.

Admiradores, conterrâneos e confrades capuchinhos participaram da celebração dedicada à Dom Vital. O pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo (PB) terra natal do bispo, padre Cícero Alberes, esteve presente acompanhado por delegação de fiéis.

Romaria - Em celebração do Ano da Fé e do 168º aniversário natalício de Dom Vital, será realizada a 3ª Romaria da Fé ao Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo (PB). O evento acontece entre os dias 24 e 27 de novembro. Todos os dias haverá celebração da Santa Missa e no dia 27, Dom Fernando Saburido preside a celebração de encerramento.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário