quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bento XVI nomeia novo bispo auxiliar de Brasília

 

Monsenhor Valdir Mamede será novo bispo auxiliar de Brasília
O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 6, o monsenhor Valdir Mamede como novo bispo auxiliar de Brasília (DF). O Santo Padre acolheu solicitação do Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, que pediu um novo colaborador.

Até então, monsenhor Valdir Mamede era o pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, no Park Way, em Brasília. Mineiro de Silvianópolis, nasceu em 21 de julho de 1961. Entrou para o Seminário dos Claretianos em Pouso Alegre (MG), em 1979, e professou seus votos religiosos em 1981. Foi ordenado padre por Dom João Bosco Óliver de Faria, em maio de 1988. Aceito no clero de Brasília pelo Cardeal José Freire Falcão, em 2003, sendo incardinado por ato do cardeal João Braz de Aviz, em 2006.

Licenciado em Direito Canônico pelo Angelicum, de Roma, na Itália, Monsehor Mamede obteve título acadêmico de Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Em nota, assinada pelo secretário-geral, Dom Leonardo Steiner, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe o novo bispo, manifestando gratidão ao Santo Padre e afirmando que a nomeção traz alegria à Igreja Particular de Brasília.

Leia a nota na íntegra:


A Nunciatura Apostólica nos deu, na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro, a notícia de que o Papa Bento XVI nomeou Monsenhor Valdir Mamede como novo bispo auxiliar de Brasília (DF). Esta nomeação traz alegria à Igreja Particular de Brasília. Manifestamos gratidão ao Santo Padre que atendeu a solicitação do arcebispo, Dom Sergio da Rocha, de ter um novo colaborador.

Monsenhor Mamede é membro efetivo do clero de Brasília desde 2006 e tem realizado um excelente trabalho pastoral na arquidiocese. Sua competência em Direito Canônico constitui um extraordinário instrumento de serviço ao Povo de Deus. A dedicação como professor no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima e no Curso Superior de Teologia da Arquidiocese é bem conhecida, estimada pelos estudantes e reconhecida pelos colegas.

Para mim, particularmente, que recebi do Santo Padre missão semelhante na arquidiocese de Brasília, este momento é de grande significado porque participo do acolhimento desse nosso Irmão com especial contentamento junto às nossas comunidades. Posso compartilhar, com ele, a satisfação de participar da caminhada de fé de um povo bom e generoso de Brasília.

Em nome da Conferência, saudamos a chegada desse novo membro do espiscopado no Brasil e rezamos para que sua ação evangelizadora como colaborador do arcebispo de Brasília seja plena de frutos. Enviamos nosso abraço fraterno a dom Sergio da Rocha e estamos em sintonia fraterna com todas as comunidades da arquidiocese nesse momento em que acolhem o novo bispo auxiliar.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário