quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Missa marca envio de seminarista a Moçambique

A Igreja do Rio Grande do Sul envia mais um missionário para a ação evangelizadora na África. No domingo, dia 17 de fevereiro, o seminarista da arquidiocese de Porto Alegre, Bruno Eskopinski, foi enviado para a missão em Moçambique, durante celebração eucarística na paróquia Sagrada Família, em Gravataí. O arcebispo, dom Dadeus Grings, presidiu a missa para uma Igreja lotada de fiéis.
Bruno está no terceiro ano do curso de teologia. Pelo processo de formação, realiza durante um ano, o estágio curricular ou, como é mais conhecido, o Ano Pastoral. Por decisão própria, o seminarista solicitou o envio para Moçambique, onde a arquidiocese de Porto Alegre mantém padres e leigos missionários, através do projeto Missionário da CNBB Regional Sul 3. O pedido foi acolhido com alegria pela Igreja e o seminarista será enviado para a cidade de Moma.
Durante a homilia, dom Dadeus disse que a arquidiocese vive um dia feliz pelo envio de um missionário. Para o arcebispo, a ida do seminarista enriquece a missão de anunciar a Boa Nova e vivência da Palavra de Deus.
"O Evangelho mostra a verdadeira fome e sede de Jesus Cristo: Ele tem fome de nós. Ele veio ao mundo para congregar a todos na unidade, trazer a Igreja, trazer a salvação. Ele chama pessoas para levarem o Evangelho. Estamos aqui para o envio do seminarista Bruno para a África, que vai para saciar a fome daquele povo: a fome de Cristo, trazer vida em plenitude. Que o Bruno possa viver esse momento em intensidade", disse dom Dadeus.
Recordando a essência missionária da Igreja, o arcebispo destacou o crescimento do número de fiéis em todo o mundo: "A Igreja é essencialmente missionária. Ela foi fundada essencialmente para isso. ‘Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho' e, por isso, quando vemos a Igreja crescendo, percebemos que está sendo cumprida a missão de anunciar a Boa Nova".
Em mensagem direcionada à comunidade, Bruno Eskopinski enfatizou seu envio como uma resposta ao chamado de Deus: "Deus me pede mais. Me pede para tudo deixar, abrir mão da presença física dos meus, do meu povo por amor. Apenas por amor. Não estou ofertando a vida a Deus. Não é isso. Oferta significa algo do qual sou dono e minha vida nunca foi minha, a vocação nunca foi minha, sempre dEle e, agora, devolvo com gratidão para amar como sou amado".
O seminarista disse que não irá só, que se apoiará no incentivo e oração das pessoas que o incentivam. Ele confiou este tempo de missão a Nossa Senhora Mãe de Deus: "Não vou sozinho. Cada um de vocês, hoje, se torna missionário comigo. Mesmo que tenhamos um ano de distância física, levo cada um de vocês comigo para a África. Lá cada pessoa que eu sorrir, ajudar, cada pessoa que eu tocar, que eu amar, serão vocês a sorrir, a amar, a ajudar e serem ajudados comigo. Estamos juntos e nunca sozinhos"
O bispo auxiliar de Porto Alegre e vigário episcopal para a Região de Gravataí, dom Jaime Spengler, lembrou ao seminarista o significado da experiência de sair de si, de sua terra, para ir ao encontro do diferente, em nome de Reino de Deus. O bispo lembrou também a comunhão de toda a Igreja arquidiocesana: "Tu vais em nome do nosso seminário. Tu vais em nome dos nossos seminaristas, mas não só. Tu vais em nome do nosso presbitério. Não precisa fazer coisas grandes, basta que você consiga ser o testemunho de presença evangélica e evangelizadora, a presença de um homem de fé, de um homem íntegro. Só isso, que parece pouco mas não é, fará toda a diferença. Esse povo vai te acompanhar na prece, na oração".
A missa foi encerrada com a bênção de envio. Bruno Eskopinski ajoelhou-se diante do altar, apoiado pelos pais, seminaristas e a comunidade recebeu a oração e envio do arcebispo para Moçambique.
Fonte: www.pom.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário