sexta-feira, 30 de maio de 2014

Em despedida da Terra Santa, Papa preside Missa no Cenáculo

Papa Francisco diz que do Cenáculo parte a Igreja em saída, animada pelo sopro vital do Espírito Santo
Em despedida da Terra Santa, Papa preside Missa no Cenáculo
A visita do Papa Francisco à Terra Santa terminou, nesta segunda-feira, 26, com a Santa Missa realizada no Cenáculo, local onde Jesus fez a Última Ceia com os discípulos, apareceu a eles após Sua ressurreição e onde o Espírito Santo desceu em Pentecostes.
“Aqui nasceu a Igreja, e nasceu em saída. Daqui partiu, com o Pão repartido nas mãos, as chagas de Jesus nos olhos e o Espírito de amor no coração”, disse o Pontífice em sua homilia.
Acesse
.: Homilia na íntegra
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Terra Santa
.: Veja como foi a manhã do Papa em Israel, último dia de visita
Francisco explicou que sair não significa esquecer, pois a Igreja em saída guarda a memória do que aconteceu no Cenáculo. “O Espírito Paráclito recorda-lhe cada palavra, cada gesto, e revela o seu significado”.
O Santo Padre disse que o Cenáculo recorda muitos aspectos. Lembra o serviço, diante do gesto do lava-pés que Jesus realizou como exemplo para seus discípulos, e, com a Eucaristia, lembra o sacrifício, que se repete em cada Celebração Eucaristica.
Em despedida da Terra Santa, Papa preside Missa no CenáculoO Cenáculo recorda ainda a amizade, destaca o Papa. “O Senhor faz de nós seus amigos, confia-nos a vontade do Pai e dá-Se-nos a Si mesmo. Esta é a experiência mais bela do cristão e, de modo particular, do sacerdote: tornar-se amigo do Senhor Jesus”.
Contudo, lembra também a despedida do Mestre e a promessa que Ele fez de reencontrar-se com os seus amigos. E recorda a mesquinhez, a curiosidade dos discípulos para saber quem seria o traidor de Jesus.
Francisco destaca que o Cenáculo remete à partilha e à paz, mas também ao nascimento da “nova família”, a Igreja, constituída por Jesus Ressuscitado. “As famílias cristãs pertencem a esta grande família e, nela, encontram luz e força para caminhar e se renovar no meio das fadigas e provações da vida”.
Por fim, o Papa enfatizou que o horizonte do Cenáculo é o do Ressuscitado e da Igreja. “Daqui parte a Igreja em saída, animada pelo sopro vital do Espírito. Reunida em oração com a Mãe de Jesus, ela sempre revive a espera de uma renovada efusão do Espírito Santo”.
Após a Missa, o Santo Padre seguiu para o Aeroporto Internacional de Tel Aviv, onde irá embarcar para Roma. A previsão de chegada do Pontífice é as 17h (horário de Brasília).

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário