segunda-feira, 1 de abril de 2019

Encontro de Assessores da JM do Vicariato Cabo, debate os desafios da missão jovem na região episcopal



Assessores e coordenadores da Juventude Missionária (JM) do vicariato Cabo se reuniram na amanhã do ultimo domingo (31), na paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos para partilhar a caminhada missionária e os desafios da missão jovem na região episcopal do Cabo. O encontro contou com a participação do Pe. Rogério Silva (presidente do COMIDI\COMIVI) que em sua fala, lembrou a todos o compromisso com a missão e a necessidade de despertar nos jovens o desejo de conhecer mais sobre a Obra de Propagação da Fé, intensificando a espiritualidade e o ardor para estar sempre em estado permanente de missão, buscando principalmente pelo testemunho de engajamento na pastoral de conjunto nas paróquias e pensando meios para estar presente na vida da juventude como sal da terra e luz do mundo. Para isto, alguns encaminhamentos foram realizados, dia 26 de maio, haverá um encontro de formação para assessores e coordenadores dos grupos de JM e em breve será formada uma equipe de formação e animação missionária para acompanhar a JM no referido vicariato, tudo em preparação para um grande encontro com as JMs da região episcopal dia 04 de agosto no centro social Armínio Guilherme, no centro do Cabo.

#JuventudeMissionária: é um serviço de animação missionária que tem por finalidade fomentar e manter o espírito missionário e profético nos jovens, ajudando-os a viver a missão em âmbito local e universal.
A espiritualidade dos grupos de JM está marcada por uma atitude samaritana em todos os ambientes, em especial, entre os que mais sofrem e são excluídos. Por isso, o jovem missionário é convidado a fundamentar sua identidade no amor de Deus que rompe as barreiras do preconceito e da indiferença.
A Juventude Missionária está vinculada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada pela leiga Paulina Jaricot, em 03 de maio de 1822, na cidade de Lion – França. A Obra foi declarada Pontifícia pelo papa Pio XI em 1922 e passou a integrar as Pontifícias Obras Missionárias (POM).
A JM surgiu como fruto da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência (IAM), que foi fundada em 1843 por dom Carlos de Forbin-Janson, em Paris na França. Ao se tornarem jovens, esses desejam continuar a viver em grupos e com uma espiritualidade missionária, passam a integrar a Juventude Missionária. Além disso, muitos grupos de JM surgem da disposição dos jovens em atender o apelo do Papa Francisco para viver a missão como fonte de espiritualidade, libertação e transformação.
Por, Ir, Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo
Fonte de pesquisa: http://www.pom.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário