segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Onze anos da morte de dom Helder Camara


Grande ícone da luta em favor dos pobres no Brasil, Dom Helder Câmara, nasceu em Fortaleza, no Ceará, mas foi no Rio de Janeiro e em Pernambuco que exerceu o seu ministério. Ele faleceu em 27 de agosto de 1999, mas seu testemunho continua vivo em toda a Igreja.

Dom Helder Pessoa Câmara, homem de passos firmes, palavras eloqüentes e gestos marcantes. Sua opção e luta pelos pobres caracterizaram o seu apostolado. Foi bispo auxiliar do Rio de Janeiro por 12 anos e na Arquidiocese de Recife - Olinda dedicou grande parte de seu ministério.

Com seu jeito manso conquistava o coração dos fiés, mas também de figuras importantes como o Papa Paulo VI e, por João Paulo II era chamado de "irmão dos pobres. Meu irmão".

No dia 14 de outubro de 1952 teve início a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Helder presidiu a primeira reunião. Ao criar a Conferência ele fez notar ainda mais sua vocação de Pastor, preocupado com o bem-estar religioso e social do povo. Ele afirmava que o bispo deveria ser antes de tudo apoio e testemunha do amor de Cristo.

Dom Helder ganhou projeção internacional ao participar do Concílio Vaticano II, em 1962. A luta em favor dos pobres o tornou conhecido entre os bispos.

Tornou-se conhecido em diversos países que o convidavam para falar sobre a sua luta social. Foi indicado até mesmo ao Prêmio Nobel da Paz.

Com o tempo passou a ser chamado apenas de Dom, mas não por ser apenas uma abreviação, mas porque muitos descobriram nele o Dom da paz, Dom do Amor e Dom de Deus para a Igreja.

Missa - Hoje (27), haverá uma Celebração Eucarística recordando os 11 anos de morte do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Camara. A missa será na Igreja das Fonteiras, a partir das 19h, e terá como presidente o vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor Albérico Bezerra.

Biografia

Nomeado Arcebispo de Olinda e Recife pelo Papa Paulo VI, em 12 de março de 1964.
Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 7 de fevereiro de 1909.

Sacerdote secular, fez seus estudos de Filosofia e teologia, no Seminário de Fortaleza. Ordenou-se em 15 de agosto de 1931 em Fortaleza.

Sagrado em 20 de abril de 1952, como Arcebispo Auxiliar do Cardeal D. Jaime Câmara e Arcebispo Titular de Salde, sua posse como Arcebispo de Olinda e Recife, foi realizada, em 12 de abril de 1964.

Transferindo-se em 1936 para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, exerceu importantes cargos, antes de nomeado para. Arcebispo Auxiliar do Cardeal D. Jaime Câmara. Dedicado aos assuntos de educação, ocupou funções relevantes neste setor. Escolhido pelo Cardeal Câmara para o lugar de Bispo Auxiliar, desenvolveu incansável atividade em problemas relativos ao movimento da Igreja, no Brasil. Manifestou a idéia da organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o que foi autorizado posteriormente, tendo ele sido nomeado lº Secretário Geral da CNBB. Foi Assistente Nacional da Ação Católica. Em 1955, recebeu o encardo de preparar o XXXVI Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro. Participou ativamente da fundação do CELAM e da sua 1ª Conferência Geral, em 1955, representando o episcopado brasileiro em diversas ocasiões, naquela entidade latino-americana. Chegando ao Recife, em abril de 1964, numa época de enorme agitação política e social, enfrentou, com rara coragem e firmeza, o ideal de justiça e paz, usando sempre edificante espírito de caridade, unido às necessidades do povo. Trabalhando pelo desenvolvimento da sua Arquidiocese.

Sempre presente às reuniões do Clero e movimentos de evangelização, procura viver ao lado do seu povo em visitas pastorais e pela palavra, através da Rádio Olinda, em comunicação diária. Realiza viagens ao exterior, atendendo a constantes convites de instituições estrangeiras para realização de conferências em diversos países da Europa, assim como nos Estados Unidos da América do Norte. Escreveu vários livros, já traduzidos em numerosas línguas. Faleceu em 27.08.1999.


FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário