quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bento XVI: Os Padres da Igreja



Este breve volume reúne as catequeses que o Santo Padre Bento XVI - continuando a série precedente, intitulada Os Apóstolos: Uma In­trodução às Origens da Fé Cristã (Pensamento, São Paulo, 2008) - quis dedicar aos escritores eclesiásticos mais importantes dos primeiros quatro séculos da era cristã, de Clemente de Roma (morto por volta do ano 100) a Santo Agostinho (falecido em 430).
Esses autores são normalmente chamados de Padres da Igreja. Mais precisamente, quem são os Padres da Igreja? São assim chamados os escritores eclesiásticos dos primeiros sécu­los que, distinguindo-se pela santidade de vida, pela excelência e pela ortodoxia da doutrina, mereceram receber da Igreja este título expres­sivo e insigne. Como consequência, não receberam o título de Padre os que es­tiveram vinculados a heresias, chamados pelo nome geral de Escritor eclesiástico. Assim, este ciclo de pregações inclui três autores eminentes e ilus­tres que não podem ser chamados Padres, porque não obtiveram ­nesse sentido - o reconhecimento formal da Igreja. São eles Orígenes, Tertuliano e Eusébio de Cesareia.
Neste livro, o Papa Bento XVI, com a naturalidade e a vivacidade da linguagem falada, expõe uma fascinante galeria de 26 afrescos, cada um dedicado a um autor das origens cristãs.


Fonte: Catolicanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário