quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Haiti: furacão poderá fazer 500 mil vítimas

O Haiti, que já está sofrendo com a epidemia de cólera e que tem 1.6 milhões de desabrigados, dos quais meio milhão moram em barracas nos acampamentos para as vítimas do terremoto de janeiro deste ano, poderá ser atingido, nos próximos dias, pela tempestade tropical classificada como o furacão Tomas. Ele já atingiu a ilha caribenha de Santa Lucia com ventos de 120 km/h, provocando 14 mortes, e se encontra agora a 570 quilômetros ao sul da capital Porto Príncipe.
Tomas é um furacão de força 2, desloca-se a 20 km/h, o que leva especialistas a acreditar que poderá atingir o Haiti entre sexta e sábado desta semana. As Nações Unidas estão organizando um plano de emergência e a sua missão especial no Haiti, a Minustah, começou um plano de contingência para socorrer possíveis vítimas da tempestade tropical Tomas. Os Estados Unidos estão enviando ao país o navio Iwo Ima. As autoridades locais já advertiram as pessoas sobre a possibilidade da chegada do furacão.
Se essa possibilidade se concretizar, será o primeiro furacão a atingir o Haiti desde 2008, quando o país foi afetado por quatro tempestades tropicais seguidas, deixando 800 mortos e a economia com perdas de 15%.
ONGs locais declaram-se muito preocupadas com a situação, pois dizem que as ajudas para a reconstrução do país depois do terremoto de 12 de janeiro – que deixou um saldo de 300 mil mortos – é lenta. Além disso, o meio milhão de pessoas que vivem nas barracas improvisadas por terem perdido suas casas no terremoto, não saberiam onde refugiar-se do furacão.
A tempestade pode afetar cerca de 500 mil pessoas em sua passagem pela ilha. O Escritório de Assistência Humanitária da Onu informou que Tomas está se aproximando do Haiti num momento em que todas as agências de assistência humanitária já estão operando com capacidade máxima.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário