sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os preparativos para os 100 anos da Arquidiocese

Com imensa alegria, estamos nos preparando para a comemoração dos cem anos da nossa Arquidiocese, no próximo dia 05 de dezembro, juntamente com as dioceses que atualmente compõem a Província Eclesiástica de Olinda e Recife (Petrolina, Caruaru, Floresta, Palmares, Pesqueira, Nazaré, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Salgueiro).

Catedral da Sé, em 1970. Foto: Alcir Lacerda
Um centenário não se constrói num dia! Por isso, faz-se necessária uma solene e jubilosa celebração para agradecermos os resultados obtidos nestes “cem anos de missão a serviço da vida”, ao mesmo tempo, em que reavivaremos o ardor dos discípulos missionários de Cristo.
Nosso arcebispo, dom Fernando Saburido, criou uma comissão para coordenar os trabalhos. Outras subcomissões trabalharão no resgate da história para a divulgação junto aos meios de comunicação; na organização de exposições; na divulgação dos eventos; na preparação das liturgias, dentre outras tarefas.
É desejo da Arquidiocese que a celebração do seu centenário, longe de ser mais uma festa, possa alcançar alguns objetivos, como sejam: fortalecer a comunhão com as outras nove dioceses de Pernambuco e entre elas; sentir a presença do Deus da Vida nestes cem anos de história, percebendo os sinais dos tempos; reeducar nossa memória como porção do Povo de Deus, espalhado pelo mundo inteiro e reavivar nossa resposta ao chamado para a evangelização, colocando-nos como Igreja em estado permanente de missão, sempre a serviço da vida.

Catedral da Sé, atualmente
Para que possamos atingir tais objetivos, as comissões estão em pleno trabalho, encontrando-se regularmente e encaminhando as providências necessárias. A logomarca que encima esta reportagem, por exemplo, foi criada para anunciar o centenário de nossa Arquidiocese em toda parte em que ela for afixada. A cruz anuncia a vitória do Cristo ressuscitado, cuja luz inspira e ilumina todos os serviços, movimentos e pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife, que começa aqui e abrange todos os 19 municípios desta circunscrição eclesiástica.
Apesar dos desafios do tempo presente, temos o que festejar, como demonstra o numerário dos 100 anos, formado pelo movimento de uma fita agitada pelo sopro do Espírito Santo, em cujo desenho vemos ainda a silhueta da letra M, significando a presença da Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário