segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dom Fernando Saburido inicia Visitas Pastorais em Olinda

O pastor deve estar próximo das ovelhas. Conhecer a realidade, desafios e conquistas de cada paróquia. Este é o objetivo da ação que o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, começa nesta sexta-feira, 27, na Igreja de São Pedro Mártir, em Olinda. As Visitas Pastorais durarão três dias com programação que contempla celebrações, reuniões com lideranças comunitárias e encontros com grupos que realizam trabalhos sociais.

De acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 396 § 1), é recomendado que a cada cinco anos o bispo visite a sua região episcopal para que possa manter um contato ainda mais próximo com o clero e, especialmente, com os outros membros do povo de Deus. Até setembro, dom Fernando estará em dez paróquias. “A visita nos permitirá avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral. Além disso, a tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização, para depois poder determinar melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”, disse o arcebispo.

Um encontro com gestores de escolas católicas e públicas, professores, alunos e familiares marca o início das visitas, às 15h desta sexta-feira, no Colégio São Bento. A equipe de visita Serpa formada por dom Fernando; o coordenador de Pastoral, padre Josenildo Tavares, representantes da Comissão Arquidiocesana para Educação e a Cultura e líderes da paróquia. A ação termina à noite com reunião entre as equipes de liturgia, que cuidam das celebrações das missas na igreja matriz e nas capelas.

No sábado, a visita contemplará os institutos de vida consagrada, movimentos, confrarias e catequistas e contará com a presença do vigário episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada. O dia encerra com encontro com as lideranças das comunidades da Paróquia para refletir o tema: “Paróquia missionária”.

A programação do domingo começa às 9h, na Ilha do Maruim com missa para os doentes com sacramento da Unção dos Enfermos ministrado por dom Fernando Saburido. Após a celebração, haverá visita aos doentes e projetos sociais. A primeira Visita Pastoral terminará com missa presidida pelo arcebispo e concelebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Olinda, padre Alessandro Corazza, e pelos sacerdotes da Paróquia São Pedro Mártir.

fonte: AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário