segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fiéis rendem graças a frei Damião

O corredor de ônibus estacionado na avenida Domingos Ferreira, no bairro do Pina, já anunciava a multidão que iria prestigiar as comemorações para frei Damião de Bozzano durante todo o dia de ontem. No caminho do Convento de São Félix de Cantalice, na avenida Encanta Moça, os fiéis já se aglomeravam e faziam jus as 50 mil pessoas esperadas pela organização. De Pernambuco ou do Nordeste eles faziam questão de estar presentes na programação religiosa que lembra os 14 anos da morte de frei Damião, os 100 anos de vida religiosa e os 80 anos do frei no Brasil. As celebrações tiveram início na última quinta-feira, com uma procissão até o Convento, mas a festa em homenagem ao frei segue até amanhã, data de sua morte.

A fé e a religiosidade estavam fortemente presentes ontem dentro da arena montada para as celebrações eucarísticas. A missa solene aconteceu às 10h e foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que lembrou do exemplo de frei Damião a ser seguido pelos católicos. “Frei Damião sempre procurou dar testemunho da vida cristã e é um exemplo para as nossas vidas. Cada um de nós deve se sentir chamado para ser evangelizador e testemunhas de Deus. Temos que nos reunir e motivar as pessoas para vivenciarmos as experiências cristãs”, frisou o arcebispo.

Às 14h30 de ontem, foi realizada a missa e benção aos romeiros, sendo seguida pela cerimônia de bênção dos voluntários e patrocinadores, às 17h, além de missas às 4h30, 6h e 8h de hoje. Para os romeiros, o improviso ditava as regras. Em qualquer sombra, eles descansavam e faziam as alimentações, sem reclamar do cansaço. Junto ao neto, a dona de casa Maria Margarida de Andrade, de 56 anos, veio da cidade de Bento Fernandes, no Rio Grande do Norte, para render graças a frei Damião.

“Essa é a terceira vez que venho e é sempre uma emoção. Eu sempre rezo para ele e alcanço as minhas graças porque tenho fé. Sempre que puder venho para homenageá-lo”, disse dona Margarida que foi mais uma das passageiras dos cerca de 600 ônibus que passaram pela cidade com os romeiros. Do interior de Pernambuco também não faltaram católicos.

De Passira, no Agreste do Estado, a 93 quilômetros do Recife, o casal João Severino da Silva, de 63 anos, e Maria José da Silva, de 57 anos, foram até a Capital pernambucana para homenagear pela primeira vez o frei. “Nós sempre tivemos vontade de visitar, mas nunca pudemos, só João que conseguiu vir para o enterro. Mas este ano, graças a Deus, conseguimos e estamos muito felizes”, disse Maria José.

Outra Maria José da Silva, mas desta vez de Ouro preto, em Olinda, também visitou o Convento pela primeira vez e teve motivos de sobra para agradecer ao frei. “Eu tive um sério problema de saúde e já estou melhorando. Nos últimos três anos eu nem conseguia vir para cá e neste ano já consegui visitar frei Damião”, disse. Frei Damião, nascido na Itália, chegou ao Brasil em 1931, aos 33 anos. O religioso ficou no Nordeste até o ano de 1997, quando morreu em Pernambuco.



Fonte: Folha de Pernambuco
Reportagem: Juliana Aretakis

Nenhum comentário:

Postar um comentário