sábado, 21 de maio de 2011

Termina mais um curso de missiologia e animação pastoral


Terminou neste sábado dia 21 de maio, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), a 2ª edição do 1º Módulo do Curso de Extensão em Missiologia e Animação Pastoral. Contou com a presença de 27 participantes de todo Brasil. As avaliações foram muito positivas e ressaltaram três aspectos: o curso superou as expectativas em ordem aos conteúdos; o entrosamento do grupo foi excelente; o contato com os missionários estrangeiros do Curso do Cenfi foi uma experiência muito tocante. O Centro Cultural Missionário deu prova de ser um ambiente muito especial, onde se "respira a missão", como afirmou entusiasta um participante do Curso de Missiologia.

Esse curso, promovido pelo CCM juntamente com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo (RS), foi desenvolvido para leigos, religiosos, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária, particularmente os coordenadores e os membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs).

Segundo o coordenador do CCM, padre Estêvão Raschietti, a finalidade desse curso é oferecer uma formação específica no campo da missão na animação missionária, "particularmente para os coordenadores e os membros dos COMIDIs", ressaltou. Ainda de acordo com o padre Raschietti, o curso completo consta de três módulos, de dez dias cada um, ao longo de três anos. "As pessoas podem optar para participar de um ou mais módulos, não necessariamente seguindo a seqüência", explicou.

"Diante do cenário em que a Igreja se encontra, especialmente a partir da Conferência de Aparecida, em 2007, é de fato uma louvável iniciativa, compromisso e atitude do CCM, oferecer meios que venham facilitar um verdadeiro ‘aterrissar‘ da 5ª Conferência, quando se trata em missão", destacou o assessor da dimensão missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre José Altevir da Silva.

De acordo com a programação do curso, os temas da missão foram tratados sob três perspectivas: fundamental, contextual e prática. Ao todo foram nove tipos de abordagens assim distribuídas: bíblica, histórica e teológica (ótica fundamental: teologia da missão); antropológica, ecumênica e ética (ótica contextual: os desafios da missão); pedagógico-catequetica; administrativa-gerencial; metodológica-projetual (ótica prática). O conteúdo programático do 1º Módulo contempla: os Fundamentos Bíblicos da Missão; a Missão nas Diferentes Culturas (abordagem antropológica); a Pedagogia do Anúncio Missionário
Fonte:CCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário