domingo, 15 de maio de 2011

Vaticano publica instrução sobre celebração da Missa


O Vaticano divulgou na manhã desta sexta-feira, 13, o documento da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei intitulado “Instrução sobre a aplicação do Motu proprio Summorum Pontificum”. O texto foi aprovado pelo Papa Bento XVI no dia 8 de abril e leva a data de 30 de abril, memória litúrgica de São Pio V, Papa.

A Carta Apostólica sob forma de Motu proprio Summorum Pontificum entrou em vigor em 14 de setembro de 2007 e colocou novamente em ampla e plena vigência a possibilidade de os sacerdotes celebrarem a Santa Missa de acordo com o rito de São Pio V, também conhecido como o da “Missa Tridentina”, em latim.

A Instrução, segundo as primeiras palavras do texto latino, chama-se Universae Ecclesiae. “O texto está animado pela confiança na sabedoria pastoral dos bispos, e insiste com muito força no espírito de comunhão eclesial, que deve estar presente em todos – fiéis, sacerdotes, bispos – para que o objetivo de reconciliação, tão presente na decisão do Santo Padre, não seja obstaculizado ou frustrado, mas favorecido e alcançado”, afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em uma nota de síntese sobre a Instrução.


FONTE: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário