quarta-feira, 20 de julho de 2011

Amor à Virgem do Carmelo até debaixo d’água

Nem a chuva abalou a fé dos milhares de devotos de Nossa Senhora do Carmo. Homens, mulheres, crianças e idosos fizeram questão de comparecer à missa campal, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, seguida da tradicional procissão pelas ruas e avenidas do centro da capital pernambucana. Este ano os festejos da padroeira do Recife e da Província Eclesiástica de Pernambuco, foram encerrados com a benção do Santíssimo, feita da sacada da Basílica do Carmo, no bairro de Santo Ântonio.

Já em suas palavras iniciais, o arcebispo declarou que chuva “é sinal de bênçãos” e que estava muito feliz por apesar do temporal que há dias caia na Região Metropolitana, uma multidão estava ali homenageando a mãe de Jesus. “Só lamento não poder ver seus rostos de alegria por causa das sombrinhas, mas posso sentir o calor da fé de vocês”, afirmou dom Fernando Saburido.

Na homilia, dom Saburido lembrou o tema da festa deste ano, “O Recife é todo vosso” e comparou a cidade ao Monte Carmelo, onde monjes eremitas ergueram uma igreja em homenagem à Nossa Senhora. “Assim como no Monte Carmelo o santuário dedicado à Maria é um sinal de resistência e fidelidade, aqui no Recife também. Pois bem no centro da cidade, temos erguida a Basílica do Carmo, que é a casa de todos os filhos de Deus”, declarou o religioso.

O arcebispo destacou ainda a necessidade de pedir à Virgem do Carmelo que interceda por todos os trabalhadores do estado, em especial, os que estão em Suape. “É verdade que Pernambuco está crescendo economicamento, mas precisamos lutar para que este crescimento alcance os mais pobres e haja igualdade entre todos”, disse. “Maria tem um olhar muito especial para os mais humildes e devemos seguir seu exemplo concretamente”, completou dom Fernando.

Por fim, o religioso salientou a necessidade dos cristãos de receber Maria, como mãe em seus corações. “A humanidade recebeu essa graça quando Jesus estava na cruz. Por amor ele nos deu sua mãe para que nos ajudasse no caminho ao céu. Maria quer entrar na casa de cada um de nós”, disse.

Ao fim da celebração, os milhares de fieis saíram em procissão acompanhando o andor com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Durante cerca de uma hora, os católicos alternavam cânticos e orações. Muitos estavam emocionados. De volta ao Pátio do Carmo, a multidão silenciou diante de Jesus Eucarístico, erguido pelo arcebispo da sacada da basílica. Encerrando, dom Saburido concedeu a bênção do Santíssimo Sacramento, marcando assim o término da 315ª festa do Carmo.


FONTE: AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário