sábado, 22 de outubro de 2011

4° Mutirão Regional de Comunicação

4° Muticom
O 4º Mutirão Regional de Comunicação, será promovido pelo Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), e realizado na cidade de Maceió (AL), no segundo semestre de 2011.

Tem como objetivo promover diálogos sobre como funcionam os processos de comunicação e buscar construir uma sociedade baseada nos valores evangélicos.

Na estrutura do evento, além das conferências, serão oferecidas oficinas simultaneamente, abordando temas relacionados às práticas de comunicação e também quatro seminários temáticos.

O evento está sendo organizado para um público de 400 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de organizações não-governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio grande do Norte.
Caso queira entrar com a equipe de coordenação do evento, envie um e-mail para pascom@arquidiocesedemaceio.org.br

Sobre o último mutirão:
Muticom em Caruaru discutiu processos de Comunicação e Evangelização
O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, em Caruaru, PE, o seu 3º Mutirão de Comunicação (Muticom), com o tema “Processos de Comunicação e Evangelização”. O evento contou com a participação de 320 pessoas, de 18 arquidioceses e dioceses do Regional, além da arquidiocese da Bahia, Feira de Santana, Serrinha e Bonfim. O evento foi assessorado pela assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, irmã Elide Fogolari; o assessor de imprensa da Conferência, padre Geraldo Martins; e o coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e caribenho de Comunicação, padre Marcelino Sivinski.

Na abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo padre Geraldo Martins. Na palestra, o assessor de imprensa da Conferência dos Bispos, depois de conceituar a comunicação e a evangelização, fez uma ligação entre os dois termos: “Sem a clareza do que seja evangelização, podemos comunicar sem evangelizar. E, se comunicamos de forma plena, então, estamos evangelizando, uma vez que somos capazes de penetrar o íntimo do outro, deixando-nos também habitar por seu saber”. E acrescentou: “Sempre que, através da comunicação, conseguimos promover o outro, ajudando-o em sua libertação, então, evangelizamos. Pela evangelização, através de uma comunicação perfeita, podemos levar o outro a fazer uma experiência de Cristo, conhecendo sua pessoa, sua vida, sua obra, sua doutrina e, livremente, aderir a Ele.”


No sábado, os participantes foram distribuídos entre as 12 oficinas oferecidas. No domingo, aconteceram quatro seminários: Leitura Crítica da Cultura Midiática, Mística do Comunicador Cristão, Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, e Rádios Comunitárias: legislação e organização.

Na opinião de quem participou, o evento foi um espaço valioso para o crescimento da Pascom e da cada pessoa que lá esteve. “O Mutirão foi um momento muito importante não só para quem se inscreveu, mas para quem contribuiu com as assessorias nas oficinas. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em contribuir com uma oficina, conhecendo gente, histórias, experiências, aprendendo junto, no mundo do rádio”, disse Nill Júnior, coordenador da Pascom na diocese de Afogados da Ingazeira (PE), assessor da Oficina de Produção de Programas de Rádio. Para a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros, a experiência dos mutirões, no Nordeste 2, está consolidada. “A feliz ideia de uma construção em comum de reflexões, grupos de trabalho, seminários, oficinas sobre comunicação sob um tema comum que norteie as discussões tem se revelado como oportuna e necessária”.

FONTE: AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário