quinta-feira, 24 de novembro de 2011

João Paulo II é inspiração para profissionais da saúde


A grande lição deixada pelo Beato João Paulo II é a inspiração para uma série de eventos direcionados aos bispos e agentes de saúde, a serem realizados a partir desta quarta-feira, 23, na Cidade do Vaticano.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde, monsenhor Zygmunt Zimowski, recordou durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 22, que João Paulo II em todo seu pontificado reforçou os valores da vida e da família.

Sob a inspiração do Papa Wojty?a que se realiza nesta quarta-feira, 23, o primeiro Encontro dos Bispos empenhados nas pastorais da saúde. Estarão presentes 42 bispos de 39 nações.

E a partir de quinta-feira, 24, acontece a 26ª Conferência Internacional “ A Pastoral da Saúde a serviço da vida à luz do magistério do Beato João Paulo II” promovida e organizada pelo Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde. O evento seguirá até o sábado, 26, e reunirá mais de 685 representantes de países dos cinco continentes, entre eles, o Brasil.

A conferência será oficialmente iniciada com Missa às 7h30 (horário de Roma) celebrada na Catedral de São Pedro.

Na tarde de sexta-feira, 25, está previsto o concerto beneficente “A Cruz, a Misericórdia e a Glória”, em apoio da Fundação “Bom Samaritano”, na Sala Paulo VI. O concerto é aberto ao público e a verba arrecada com o concerto será destinada às obras em maiores dificuldades no mundo, especialmente àquelas que cuidam de portadores do vírus HIV, vítimas de tuberculose e malária.

“Esta série de eventos é uma ocasião para refletir e aprofundar, a fim de encontrar um novo estímulo intelectual e operacional em favor da vida humana, dê acordo com os ensinamentos de Karol Wojty?a”, explica o presidente do dicastério.

Durante o evento serão apresentados testemunhos e experiências de caráter teológico e pastoral inspirados nos ensinamentos do beato que destacam o valor cristão do sofrimento e o Evangelho da vida sob uma óptica interdisciplinar.

Agentes a favor da vida

Para monsenhor Zimowski, o trabalho na área da saúde é algo exigente, realizado por profissionais dedicados a favor da vida.

“Um dever árduo, mas que vive iluminado pela esperança com base no ensinamento do Beato João Paulo II sobre o Evangelho da vida e sua tradução nas obras pastorais da Igreja, chamando todos os profissionais da saúde e todos os homens de boa vontade ao amor e ao serviço em prol da vida, sobretudo aos doentes e àqueles que sofrem”, destaca monsenhor Zimowski.

O sub-secretário do mesmo dicastério, padre Augusto Chendi, conta que durante o evento será feita uma reapresentação da Carta dos Profissionais da Saúde (lançada 1994) que é uma síntese da doutrina da Igreja no que diz respeito aos valores primários e fundamentais da vida de cada ser humano, desde sua concepção até o seu fim natural.

“Escrita em 1994, a Carta precisa de integração, tendo em conta o avanço das ciências médicas e das possibilidades de intervenções sobre a vida humana”, esclarece o sub-secretário.

João Paulo II: o sacrifício pelo outro

O Santo Padre Bento XVI destacou em seu discurso à Curia Romana, no dia 22 de dezembro de 2005, que “Nenhum Papa deixou-nos uma quantidade de textos como a que ele nos deixou; precedentemente, nenhum Papa pôde visitar, como ele, todo o mundo e falar diretamente aos homens de todos os continentes. Mas ao final, coube-lhe um caminho de sofrimento e de silêncio”.

Para Bento XVI, Karol Wojty?a foi mais que tudo um exemplo de entrega total a Deus, mostrando que em meio a um mundo envolto pelo ódio e pela violência, é possível amar e se oferecer pelo bem dos outros.



Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário