quinta-feira, 31 de maio de 2012

Arcebispo vai mobilizar a Província Eclesiástica de Pernambuco para o combate à seca


A Igreja entrou de vez na luta por melhorias das condições de vida dos atingidos pela seca no Agreste e no Sertão do Estado. Em reunião, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), bairro da Boa Vista, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido se comprometeu em ajudar tanto na articulação junto ao Governo de Pernambuco, como também na mobilização do clero de toda a província por meio dos bispos das dioceses. Na tarde desta quarta-feira, 30, o arcebispo participará de uma solenidade com o governador Eduardo Campos, no município de Pesqueira. Na ocasião será assinado o convênio para a construção de 15 mil cisternas, beneficiando 85 mil famílias da região.

Durante o encontro com os trabalhadores, dom Saburido recebeu uma cópia da pauta de reivindicação entregue, em abril, ao Governo do Estado. No documento de 17 tópicos, a Fetape e os sindicatos dos trabalhadores rurais de Pernambuco pedem, dentre outras coisas, a criação de um fundo econômico para a sobrevivência no semi-árido; a ampliação do bolsa estiagem de R$ 400 para R$ 680; agilidade e desburocratização dos recursos enviados pelo Governo Federal e um programa permanente de incentivo à agricultura familiar. O arcebispo também ouviu o desabafo de muitos agricultores, que denunciaram o uso eleitoreiro das ações emergenciais, como a distribuição de água feita em caminhões-pipa por candidatos a vereador.

“É uma situação muito grave que temos em nosso Estado, e é nossa obrigação como Igreja profética está perto dos mais pobres. A história mostra que a Igreja sempre apoiou e encabeçou a luta dos trabalhadores, pois somos cristãos e reconhecemos a presença de Jesus nos que sofrem”, declarou dom Saburido. “Estamos solidários e comprometidos a mudar essa situação”, completou o arcebispo.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Josenildo Tavares, lembrou os quatro anos de missão que viveu no interior de Piauí, onde pode conhecer de perto o sofrimento causado pela seca. “Temos que lutar por menos burocracia nos nossos governos e por uma política pública estruturadora que evite problemas como esse no futuro. Para isso, mobilizar toda a sociedade, especialmente outras denominações religiosas, porque a fome e a sede não tem religião”, afirmou.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, agradeceu a disponibilidade de dom Fernando e disse está esperançoso com o apoio da Igreja. Para ele foi fundamental a abertura do diálogo. “Acredito que com a ajuda da Igreja ficará mais lutar pela efetivação das políticas públicas na região do semi-árido”, disse.

Dom Fernando Saburido pretende visitar no próximo mês, algumas cidades atingidas pela seca. “Vamos ver de perto a situação dessas pessoas e levar para elas um pouco de esperança. Também a partir dessa visita sensibilizar o nosso clero”, disse o arcebispo.
FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário