quarta-feira, 30 de maio de 2012

Divulgados os Patronos e Intercessores da JMJ Rio 2013


No último domingo, 27, no Santuário da Penha do Rio de Janeiro, foram divulgados os nomes dos Santos e Beatos patronos e modelos para a juventude na JMJ Rio 2013.

No total foram escolhidos cinco patronos e 13 intercessores.

Entre os patronos estão:

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, protetora da Igreja e das famílias!
São Sebastião, Soldado e mártir da fé!
Santo Antônio de Santana Galvão, arauto da paz e da caridade!
Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões!
Beato João Paulo II, amigo dos jovens!

Como modelos e intercessores temos:

Santa Rosa de Lima, fiel à vontade de Deus!
Santa Teresa de Los Andes, contemplativa de Cristo!
Santa Laura Vicuña, mártir da pureza!
Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil!
Beata Albertina Berkenbrock, virtuosa nos valores evangélicos!
Beata Chiara Luce Badano, toda entregue a Jesus!
Beata Irmã Dulce, embaixadora da Caridade!
Beato Adílio Daronch, amigo de Cristo!
Beato Pier Giogio Frassati, amor ardente aos pobres e a Igreja!
Beato Isidoro Bakanja, mártir do escapulário!
Beato Ozanam, servidor dos mais pobres!
São Jorge, combatente do Mal!
Santos André Kim e companheiros, mártires da evangelização!

A Cerimônia

A oração do terço na Igreja do Bom Jesus da Penha deu início a cerimônia. Os fiéis em procissão seguiram até o Santuário da Penha, onde Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013, presidiu a Celebração Eucarística de Pentecostes.

Em sua homilia, o Arcebispo sublinhou que os patronos e intercessores foram homens e mulheres que durante suas vidas, em diferentes continentes do mundo e em diversos momentos da história, deixaram-se conduzir pelo Espírito Santo.

Dom Orani recordou que eles deveriam ser sinais para todos, especialmente para a juventude, de que é possível viver o amor. Além disso, também devem ser vistos como modelos de pessoas que deram suas vidas por causa do Evangelho.

A diversidade vivenciada na JMJ, principalmente em termos de idiomas, não devem ser empecilhos para a convivência fraterna, sendo possível viver em unidade. “Quando os jovens voltarem para suas pátrias ou cidades eles serão testemunhas alegres do Senhor”, declarou.

As imagens do Menino Jesus e de Nossa Senhora da Penha foram coroadas ao término da celebração que marcou também o encerramento do mês mariano na Arquidiocese.

Estandartes com as imagens do intercessores estavam sendo portados por jovens ao longo da escadaria. Diante de cada um deles Dom Orani parava, fazia uma oração preparada especialmente para cada santo e aspergia água benta, dando a benção.

Os estandartes abençoados se uniam aos fiéis em procissão. Quando chegaram no topo o povo pode finalmente conhecer os patronos da JMJ. Banners com as figuras foram abertos sobre a fachada do Santuário. Dom Orani deu a benção com o Santíssimo Sacramento aos presentes e exortou a todos a recorrerem aos santos e beatos. (EPC)

Fonte: GaudiumPress com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário