quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dom Fernando se reúne com a Fetape para debater a seca que atinge o Estado

A diretoria da Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco) marcou para esta quarta-feira (30), às 11h, uma reunião com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e outros religiosos da Arquidiocese. A pauta do encontro é a grave situação vivenciada pelas famílias que estão sendo castigadas pela seca no Agreste e Sertão. “Esse encontro é fundamental, pois entendemos que a Igreja pode nos ajudar a ampliar o diálogo com o poder público, para que as medidas anunciadas pelos Governos se efetivem. Queremos somar esforços para assegurar a agilidade e qualidade das ações emergenciais”, afirma o presidente da Federação, Doriel Barros.

Dom Fernando Saburido também avalia a reunião como muito importante e estratégica, neste momento. “Isso nos ajudará a tomar consciência do que está acontecendo de fato com as pessoas dessas regiões. A Fetape, mais do que ninguém, tem informações precisas sobre essa realidade”, explica Dom Fernando.

Durante o encontro, que será na sede da Federação, na Boa Vista, os dirigentes apresentarão aos religiosos as reivindicações que já foram entregues aos governos Federal, Estadual e Municipais. Também será exposta a situação de desespero das famílias agricultoras, que já vêm realizando mobilizações por todo o estado.

“A Igreja pode contribuir, sem dúvida, com essa cobrança junto aos governos para que haja uma tomada urgente de decisões. Não podemos combater a estiagem, mas o posicionamento da Igreja é de que são necessárias ações que ajudem a conviver com essa realidade do semiárido”, diz o arcebispo, completando: “Depois de conversar com a Fetape, vamos dialogar com outros bispos da província para verificarmos como ajudar”.

Outras entidades que vêm discutindo a problemática, junto com a Fetape, devem participar da reunião. O vereador Josenildo Sinésio também confirmou presença.

Grito – Também no dia 30, em Brasília, uma delegação formada por 150 trabalhadores e trabalhadoras rurais das três regiões do estado e diretores da Federação estará participando do Grito da Terra Brasil – a maior mobilização, em nível nacional, de homens e mulheres do campo. O evento reúne populações rurais de todo o país. Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff deve se posicionar sobre as 80 reivindicações apresentadas pela Contag, desde o dia 27 de abril, entre elas, cobranças referentes a medidas que minimizem os efeitos da estiagem em todo o Nordeste.
Fonte: Assessoria Fetape

Nenhum comentário:

Postar um comentário