segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CRB e CNBB promovem Seminário de Comunicação para Religiosos

 

“Novas Tecnologias, Novas relações na Vida Consagrada”. Este é o tema do Seminário de Comunicação que pretende reunir cerca de 300 consagrados e consagradas jovens, formadores, estudantes de teologia e filosofia (junioristas), Superiores Maiores e Coordenadores de Comunidade, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em São Paulo (SP), de 1º a 4 de novembro próximo. O evento é uma organização da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a Igreja prioriza a formação de seus agentes no campo da comunicação. “A Santa Sé tem se preocupado muito com a questão da comunicação. É fundamental para a Igreja e em especial, a Vida Religiosa consagrada, que estejam conectadas para que o nosso anúncio seja cada vez mais abrangente, eficaz e inteligível para as novas gerações”, afirmou.

Na avaliação da presidente da CRB, Irmã Márian Ambrosio, a realização de eventos como esse denota o empenho em responder às necessidades e anseios da Vida Religiosa. “Buscar caminhos de comunicação que nos aproximem da linguagem da juventude e, acentuo ainda, o da agilidade dos serviços. Aprender a usar todo o potencial positivo que os meios de comunicação colocam a nosso dispor, significa responder, muito brevemente, aos grandes gritos com os quais Deus interpela a vida religiosa, hoje”, conclui a religiosa.

O Seminário contará com a assessoria de estudiosos, mestres e doutores na área da comunicação, como Brenda Carranza, Afrânio Wanderley, Fábia Dejavite, Dario Vedana, dentre outros. Religiosos e religiosas, mestres em comunicação e formação de jovens para a vida religiosa, especializados na área da missão e dos processos de comunicação da Igreja como padre Adalto Chitolina, padre Jaime Carlos Patias, Irmãs Joana Puntel e Helena Corazza, padre Pedro Gomes, dentre outros, farão a assessoria de temas afins.

De acordo com a organização, este seminário tem como público alvo, Religiosos e Religiosas Consagrados e Consagradas de votos perpétuos, os formandos de votos simples, estudantes da filosofia e teologia. Para a CRB, essa presença diversificada deve enriquecer o debate e as reflexões, ajudando a vida religiosa a buscar pistas e encontrar respostas para os desafios que as novas tecnologias de informação apresentam.


As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro através do site da CRB Nacional.
Fonte: CNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário