domingo, 16 de setembro de 2012

Resistam com coragem a tudo o que ameaça a paz, diz Papa no Líbano

 

Bento XVI discursa durante a cerimônia de despedida no aeroporto do Líbano
Momentos antes de deixar o Líbano, neste domingo, 16, ao concluir sua viagem apostólica ao país, o Papa Bento XVI participou da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Rafiq Hariri de Beirut.

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu às autoridades civis e religiosas pela acolhida e, de modo particular ao povo libanês, que demonstrou grande entusiasmo por sua visita e o deixou com o desejo de voltar.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI na cerimônia de despedida
.: Papa Bento XVI entrega Exortação Apostólica para o Oriente Médio
.: Todas as notícias do Papa no Lìbano
Um agradecimento especial foi dirigido aos representantes das comunidades muçulmanas, que acompanharam a visita de Bento XVI durante estes três dias.

"Durante toda a minha estadia, pude constatar quanto a vossa presença contribuiu para o bom êxito da minha viagem. O mundo árabe e o mundo inteiro verão, nestes tempos conturbados, cristãos e muçulmanos reunidos para celebrar a paz", destacou o Papa.

O Pontífice disse que reza a Deus pelo Líbano, para que o país viva em paz e que resista com coragem a tudo o que possa destrui-la ou ameaçá-la. "Desejo que o Líbano continue a permitir a pluralidade das tradições religiosas e a não dar ouvidos à voz daqueles que a querem impedir".

E enfatizou: "espero que o Líbano reforce a comunhão entre todos os seus habitantes, seja qual for a comunidade e religião a que pertençam, rejeitando decididamente tudo o que poderia levar à desunião e optando com determinação pela fraternidade".

Por fim, o Papa destacou a figura da Virgem Maria, venerada com devoção e ternura pelos fiéis das confissões religiosas presentes no país.

Ele salientou que a Virgem Maria é um modelo seguro para avançar com esperança pelo caminho de uma fraternidade vivida e autêntica. "Que a Virgem Maria, cujos santuários antigos são tão numerosos no vosso país, continue a acompanhar-vos e a inspirar-vos".

E concluiu pedindo a Deus que abençoe o Líbano e os libaneses. "Que Ele não cesse de atraí-los a Si para lhes conceder a vida eterna. Que Ele os cumule da sua alegria, da sua paz e da sua luz. Deus abençoe todo o Médio Oriente".

Após o discurso, Bento XVI despediu-se do país. A previsão de sua chegada a Roma é as 21h40 (hora local - 15h40 horário de Brasília).
Fonte: cançãonova

Nenhum comentário:

Postar um comentário