segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ano da Fé é aberto com Missa e veneração de relíquias

 

Com a convocação do papa Bento XVI através da Carta Apostólica Porta Fidei, a Arquidiocese de Olinda e Recife abriu oficialmente o Ano da Fé. Período temático que convida a celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II, acontecimento mais importante da Igreja Católica no século XX.

A Missa de abertura ocorreu no dia 11 de outubro e foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, na Igreja Catedral, Sé de Olinda. A celebração contou com a participação do clero arquidiocesano, seminaristas, religiosos e religiosas, além de fiéis das diversas paróquias que compõem a arquidiocese. De acordo com o arcebispo, o Ano da Fé convida a todos a rever sua fé e ação pastoral. “O objetivo é levar os cristãos a uma reflexão sobre a fé, sobre a alegria do encontro com Jesus a partir de uma fé sólida, consciente, comprometida”, destacou.

O sacerdote jesuíta, Jacques Trudel, afirmou em sua homilia que o Vaticano II é um marco na história da Igreja. “Estamos navegando no rio que brota do Concílio. Ele se colocou diante da Palavra de Deus. Com ele, a Igreja ganhou um jeito mais humano e fraterno de ser. Somos todos chamados à santidade e à conversão pastoral”, disse.


A assembleia foi convidada a renovar as promessas do Batismo. Na celebração, foram apresentadas duas relíquias: a terra recolhida do túmulo do apóstolo São Pedro e o fragmento de um dos ossos do Beato Papa João XXIII. Após a Missa, elas foram expostas à veneração.

O Ano da Fé segue até o dia 24 de novembro de 2013. Data da Solenidade de Cristo Rei do Universo. Dom Fernando decretou que os fiéis poderão lucrar a Indulgência Plenária participando durante este período da Santa Missa na Igreja Catedral, Sé de Olinda.




Clique na imagem e leia o Decreto sobre a Indulgência Plenária concedida neste Ano da Fé



Indulgências – O papa concedeu aos fiéis a possibilidade de se obter a indulgência plenária por ocasião do Ano da Fé. É necessário participar de Celebração Eucarística na Igreja Catedral, Sé de Olinda, dentro do ano temático. A indulgência apaga a pena dos pecados previamente perdoados quanto à culpa através de confissão.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens da Missa de Abertura do Ano da Fé na página da Arquidiocese de Olinda e Recife no Facebook

Concílio Vaticano II - O encontro reuniu 2.251 bispos em Roma e trouxe várias mudanças, entre elas: a celebração da Missa em idiomas vernáculos (língua local) e uma ampliação no diálogo inter-religioso.
fonte: Da Assessoria de Comunicação AO

Nenhum comentário:

Postar um comentário