quarta-feira, 10 de abril de 2013

Os 50 anos da Encíclica Pacem in Terris: profecia de paz



A Encíclica Pacem in Terris de João XXIII completa 50 anos de publicação no dia 11 de abril.

Para celebrar esta data, a Universidade Católica da América organiza nos dias 9 e 10 um encontro com especialistas para discutir a atualidade dos principais tópicos que emergem dessa Encíclica, como os Direitos Humanos, o desenvolvimento, a questão nuclear, a reconciliação, o meio ambiente, e a teologia da construção da paz.

Representando a Santa Sé, participa o Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Card. Peter Turkson. O evento é promovido, entre outros, pela Caritas Internacional, por Catholic Relief Services e por Pax Christi International .

A Encíclica Pacem in Terris é o documento mais célebre do magistério de João XXIII. Para João Paulo II, o seu Pontificado revelou-se uma elevadíssima profecia de paz, que encontrou na Pacem in Terris a sua manifestação realizada, quase um testamento público e universal.

Na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2013, Bento XVI também cita a Encíclica, recordando que “a paz implica principalmente a construção de uma convivência humana baseada na verdade, na liberdade, no amor e na justiça”.
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário