sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Iluminação do Cristo Redentor será lançada no aniversário do Rio



A cidade do Rio de Janeiro vai completar 446 anos de fundação no próximo dia 1° de março. E um dos marcos das celebrações será o lançamento do projeto “80 Anos do Cristo Redentor”, no Palácio Laranjeiras, e terá a participação do governador Sérgio Cabral e do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
O evento apresentará a nova iluminação em LED, especialmente pensada para o monumento. O projeto de iluminação, que conta com a alta eficiência energética dos LEDs e a flexibilidade quase que total do gerenciamento da luz, foi aprovado pelo IPHAN, Parque Nacional da Tijuca e Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, que acompanhou a execução do projeto.Graças à tecnologia da nova iluminação, projetada pelo iluminador Peter Gasper, os gastos serão bem reduzidos. O antigo sistema tinha um consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos, mas agora, com o uso dos diodos emissores de luz, será o comparado a dois chuveiros.
A obra conta ainda com um sistema de controle totalmente inovador, o Lighting Control Engine, que possibilita o gerenciamento de cada projetor de forma precisa e individual, tanto em relação às cores como à intensidade da luz. Isso vai possibilitar a criação de infinitas cenas, utilizadas para iluminar o monumento de forma diferenciada, principalmente em datas especiais.A iluminação do monumento, de acordo com o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, ressaltará que, mais do que um ponto turístico, o Cristo Redentor é um local de oração, propício para aproximar as pessoas de Deus.Monumento feito por brasileiros para a humanidadeO Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, será lembrado e destacado ao longo de todo este ano. Até a data de sua fundação, 12 de outubro, haverá um calendário vasto de comemorações pois, além do monumento ser um importante símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, é necessário esclarecer um grande "equívoco histórico":"O Brasil entende que o Cristo foi uma doação do governo francês e isso é equívoco! O Cristo foi feito por brasileiros, para brasileiros, com dinheiro brasileiro. Por conta desse equívoco, para que a gente comece a quebrar o paradigma, teremos um ano de atividades, de eventos, para comemorar os 80 anos", enfatizou o presidente do coordenador geral da festa do Cristo, Eduardo Maruche.Para o Arcebispo, todos os festejos relacionados aos 80 anos do Cristo são ocasiões para que as pessoas possam perceber o verdadeiro amor de Jesus, o Redentor. "Este aniversário será uma oportunidade de anunciar para o mundo valores importantes para a sociedade", afirmou.A programação da festa do Cristo Redentor, além dos eventos religiosos, vai reunir os mais diversos segmentos da sociedade: personalidades do esporte, moda, e gastronomia.De acordo com Eduardo Maruche, o evento não será limitado ao Rio de Janeiro. E, na data da grande festa, 12 de outubro, uma programação repleta de emoções pretende encantar todos os apaixonados pelo Cristo Redentor que participarem da comemoração."O marco dos 80 anos será a exposição que a Arquidiocese vai levar a todas as capitais do Brasil, “Cristo Redentor ParaTodos”. Além das capitais, mais 19 países, em todos os continentes, vão receber a exposição. No dia da grande festa, 12 de outubro, acontacerá um grande show na praia de Copacabana, com artistas da MPB, coral de 800 vozes e ainda uma atração internacional, nomeado como “show da paz”. Esse aniversário esta sendo muito esperado, revelou o coordenador da festa dos 80 anos do Cristo.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário