quinta-feira, 28 de abril de 2011

13ª Caminhada com Cristo Ressuscitado





Com o objetivo de comemorar a ressurreição de Cristo, no ultimo dia 24 de abril, domingo de Páscoa, a Paróquia de Santo Antônio, (sede do Vicariato Cabo), juntamente com o Monsenhor Josivaldo Bezerra (Pároco e vigário episcopal da região) e o seu Vigário Paroquial, Dom Mauro OSB, realizaram a ”13ª Caminhada com Cristo Ressuscitado”, fazendo um percurso de 07 (sete) km, o evento contou com 02 (dois) trios elétricos e a animação do Ministério de Música Santo Antônio e reuniu este ano mais de 12 mil fiéis.
A concentração teve início às 15hs, enfrente a Matriz de Sto. Antônio e contou a animação do Ministério de Música Nossa Senhora de Lourdes, que fez o acolhimento dos fiéis vindos de várias paróquias da Arquidiocese e logo em seguida Dom. Mauro fez a reflexão de abertura da caminhada, falou que aquele dia era um dia de imensa alegria porque nosso Deus está vivo e faz história conosco. Em seguida falou sobre a criação dos vicariatos, salientando a importância dos mesmo para o fortalecimento de Igreja de Cristo e o melhor atendimento aos fiéis, finalizou o discurso dizendo que “ essa nova divisão de Arquidiocese (em vicariatos), é uma grande graça de Deus para todos os cristãos católicos. Que todos possamos colaborar com o nosso arcebispo, nos comprometendo com o projeto, fazendo de nossa caminhada um itinerário espiritual!” e em seguida convidou a todos para seguirem a caminhada, cantando com o Cristo que ressuscitou e vive conosco para sempre! E ao som de “Soldado guerreiro” entoado pelo Ministério de música de Santo Antônio que animou todo o percurso da Caminhada, seguiu alegremente a multidão.
A primeira parada para uma breve reflexão, aconteceu na Praça do Bairro São Francisco, onde o Seminarista Nilton Francisco falou sobre a Campanha da Fraternidade. O seminarista falou em seu discurso, que é difícil perceber quão negligente tem sido a humanidade. A regra do amor é a de amar a Deus e ao próximo como a nós mesmo e tudo converge para esse mandamento, até mesmo as coisas criadas e concluiu dizendo que:” se o homem não respeitar a natureza, dificilmente poderá amá-la! Não devemos esperar as atitudes dos governantes, mas nos educar a respeitar a natureza que reclama a nossa indigência!”
A segunda reflexão, aconteceu em frente a Capela Cristo Rei, na Cohab. O Monsenhor Josivaldo pediu a todos os presentes 01 (um) minuto de silêncio em homenagem ao Pe. Inocêncio, falecido há pouco mais de um mês, que foi pároco da Paróquia de São José Operário no Cabo, por quase dois anos. Em seguida o Seminarista Rivadávio, de uma maneira muito descontraída e alegre fez uma alerta a todos os jovens sobre os perigos da droga, bem como os malefícios que ela trás para o usuário. Lembrou que em nenhum momento precisamos de droga para nos alegrar e em seguida fez um apelo a quem estivesse no mundo das drogas, dizendo que:” a saída é Jesus Cristo!” E logo em seguida o ministério entoou junto com os fiéis uma cantiga a Nossa Senhora, por ser a hora do Ângelus, a caminhada seguiu em direção ao pátio do Caic, completando assim sete quilômetros percorridos, encerrando com uma grandiosa Concelebração eucarística, presidida pelo Excelentíssimo Sr. Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, OSB que saudou a multidão presente e falou da alegria de poder estar participando de tão grande evento, lembrou que já havia participado há algum tempo atrás quando era bispo auxiliar.
Durante a reflexão, Dom Fernando falou que todos estamos contentes por estar comemorando a Páscoa, que é a celebração da vida! Disse também que muitos irmãos durante a Vigília Pascal, foram batizados e renascidos pela água e pelo espírito. O arcebispo concluiu dizendo que: “ essa páscoa é ESPECIAL para a Arquidiocese de Olinda e Recife, porque desde dezembro do ano anterior havia iniciado o “Ano Jubilar” pelos 100 anos da Arquidiocese e que ao celebrar tão grande data também nos preparamos para criar uma mentalidade missionária, independentemente de cor e classe social, todos somos missionários, pois o grande presente que podemos dar ao Cristo é o de sermos missionários e missionárias” e concluiu exortando a todos os cristãos a caminhar sempre, porque Cristo ressuscitado estar presente no meio de nós.
Após a Santa Missa, os fiéis puderam participar do Show do cantor religioso Paulo Deére e Banda, que veio lançar o novo CD solo “Quero Voltar”


Ir. Josevânia Alves
Comunicadora e estudante de Psicopedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário