terça-feira, 10 de maio de 2011

49ª AG: Bispos criam duas novas comissões episcopais

As novas diretrizes evangelizadoras para a Igreja do Brasil já começaram a ser implantadas. Na primeira semana da 49ª Assembléia Geral da CNBB, os bispos aprovaram a criação de mais duas Comissões Episcopais de pastoral. A primeira foi votada na última quinta-feira, 5. Os bispos decidiram pela criação de uma comissão para a juventude. Na sexta, 6, os religiosos votaram pelo desmembramento da Comunicação Social da comissão de Educação e Cultura. Com estas decisões, sobe para 12 o número de comissões, que formam o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB.

Os assuntos de juventude que eram tratados na Comissão para o Laicato ficam sob a responsabilidade da nova Comissão. A proposta de uma comissão exclusiva para a Juventude foi um pedido dos bispos referenciais nos 17 regionais da CNBB e defendida na Assembleia pelo bispo auxiliar de Campo Grande (MS), dom Eduardo Pinheiro, atual responsável pelo Setor Juventude da CNBB.Um dos principais argumentos usados por dom Eduardo foi a opção da Igreja no Brasil pela urgente evangelização da juventude, expressa no Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude”.

A notícia foi recebida com muita surpresa e alegria pelo responsável do setor juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Gimesson Silva. “Essa decisão mostra claramente uma aposta da CNBB na juventude”, declarou o sacerdote. Para ele a criação da comissão significa estruturar melhor essa área tão importante da Igreja. “Agora é trabalhar para que logo tenhamos a comissão em nível de arquidiocese”, concluiu.

O presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação, padre Luciano Brito, também comemorou a criação de uma comissão específica para a Comunicação Social. “A comunicação é uma prioridade para a Igreja e merece toda atenção. Parabenizamos a CNBB pela decisão”, disse. “Esperamos o quanto antes realizar este passo na arquidiocese, e posteriormente nos vicariatos”, completou o sacerdote.



FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR com informações da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário