quarta-feira, 11 de maio de 2011

Centro Cultural Missionário






No dia 11 de maio de 2011, teve início em Brasília - DF, o curso de Missiologia, no Centro Cultural Missionário, para 27 missionários vindos de vários lugares do País. Também há uma outra turma formada por 15 jovens vindos de 11 paises, que estão no local raalizando um curso em língua Portuguesa, para realizarem a missão no Brasil.
Duarante a celebração de abertura do curso, o Padre responsável pela Infância Missionária nas "Pontíficias Obras Missionárias",lembrou que: a Missão precisa de uma resposta nossa, transformar o Brasil de batizados em um Brasil de Discípulos e Missionários é um desafio grandioso, pois estamos aprendendo ainda a sermos missionários e isso não é facil!Precisamos fortalecer esta missão, esta resposta que se fundamento na fé. Lembrou que os participantes estão ali para detalhar mais a missão e que ao voltar para suas regiões, devem tornar Jesus conhecido na prática.
Devemos lembrar o dia, o mês e o ano que fomos batizados e celebrá-lo com o mesmo ânimo com que celebramos o mês natalício e rezar pela pessoa que nos batizou, pais e padrinhos, renovando assim nossa missão com Deus.
O mundo precisa de nós, apenas um quarto de mundo chama Deus de Pai. Para quem quer ser missionário, é preciso aprender a conjulgar 4 verbos: INFORMAR; estamos aqui porque fomos informados sobre o curso, muitas pessoas participam de muitos cusos mas quando voltam não partilham sua experiência. FORMAR, nós estamos em constante preparação, temos que estar sempre em missão, praticando a missão, conhecer a Igreja, combater a ignorância religiosa, por meio da leitura de bons livros de formação. ARTICULAR, não há trabalho missionário sem articulação, articular o grupo missionário na minha Paróquia, na minha Diocese, participar do Regional em sintonia com o Nacional, criar comunhão com os 5 continentes, trazendo para a atualidade o que acontece aqui e além fronteiras. Eu sou responsável pelo mundo e ai entra a minha cooperação: pessoal, espiritual, e material. AGIR, não existe missão sem o "IDE", “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16,15).
Sabemos isso na ponta de língua a Missa finaliza assim: "Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!" Graças a Deus! Para uns é graças a Deus a Missa cabou, então que o Senhor vos alcançe! Porque sairam correndo, mas aquele compromisso que eu assumi com Jesus eu tenho que levar, assim como os apóstolos levaram saindo de Jerusalém, indo para outras regiões.
Efinalizou exortando a todos os participantes a renovarem o ardor missionário.
Ir. Josevânia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário