segunda-feira, 20 de maio de 2019

Agentes da Pastoral da Comunicação refletem o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil


No ultimo domingo (19) coordenadores e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Vicariato Cabo, se reuniram no centro social Armínio Guilherme – no centro do Cabo para aprofundar a reflexão da missão da Pascom na Igreja. A Pastoral da Comunicação é a pastoral da acolhida, da participação, das interrelações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. É a pastoral que integra todas as pastorais já existentes. Sua missão é formar e manter redes comunicadoras nas paróquias para sensibilizar e gerar processos de comunicação nas comunidades. Articula a comunicação interna e externa, atuando como “ponte” entre as comunidades. Ministrou a exposição do tema, José Luiz Correia, que levou os participantes a uma reflexão e discursão a cerca de cada capítulo do referido documento que tem como objetivo motivá-la a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais se encontra o avanço acelerado das tecnologias.  O documento é composto por dez capítulos e motiva a Igreja a ampliar suas relações com a comunidade humana, visando uma "cultura do encontro", como foi proposto pelo Papa Francisco. Um caminho já apontado pelo Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), através do Decreto Inter Mirífica (1963). Também foi apresentado aos participantes a nova logo da Pascom Brasil que pode ser adotada por todas as paróquias seguindo as instruções de uso da referida marca que pode ser acessada no seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/1kquVllW3maT5W0axON-OOYAqZKdx6LKw .

Ao final, Ir. Josevânia Alves falou da Celebração do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais no próximo dia 02 de junho este ano com o tema, “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25):
das comunidades de redes sociais à comunidade humana » que a nível arquidiocesano será com a Missa da Ascensão do Senhor, presidida pelo arcebispo dom Fernando, no dia 02\06, às 11h, na igreja do Santíssimo Sacramento (conhecida como igreja de Santo Antônio). Situada à Praça da Independência, s/n - Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário