sexta-feira, 30 de março de 2012

Arquidiocese vai implantar a Pastoral do Turismo em Porto de Galinhas


Na noite desta quinta-feira, 29, representantes de hotéis e pousadas de Porto de Galinhas, estiveram reunidos com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido; com o coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares e o vigário geral, monsenhor José Albérico Bezerra. O grupo discutiu a possibilidade de implantar a Pastoral do Turismo, com o intuito de fazer com que os visitantes do litoral também conheçam a riqueza religiosa da região.

O padre Josenildo Tavares apresentou aos empresários os objetivos da Pastoral do Turismo. Dentre as propostas apresentadas pela Igreja para começar a preparar a implantação da pastoral, está a de fazer a divulgação dos horários de missas e outras atividades nas capelas da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Segundo donos de hotéis e pousadas, a região tem igrejas históricas que merecem ser valorizadas e conhecidas.

Os empresários e alguns moradores da região reclamaram da dificuldade de divulgação de horários das celebrações. De acordo com o representante da Associação de Hotéis e Pousadas de Porto de Galinhas, Daniel Jacarandá, é grande o número de turistas que procuram conhecer as igrejas, mas ele não sabe informar sobre o funcionamento dos templos. “Acaba sendo uma situação até constrangedora”, disse.

Dom Fernando Saburido e os sacerdotes da comissão arquidiocesana que estão realizando a Visita Pastoral, se comprometeram junto aos moradores e empresários, a trabalhar na confecção de folderes, cartazes e “santinhos” que serão disponibilizados nos hotéis e pousadas da região. Além disso, a possibilidade de celebrações dentro desses estabelecimentos.

“Em um segundo momento vamos fazer a capacitação de agentes para que eles possam atender melhor os turistas que se interessam em conhecer as igrejas”, afirmou dom Saburido. Para Daniel Jacarandá, essa iniciativa da Igreja é de grande valia. “Com o apoio da paróquia e da arquidiocese vamos incrementar nosso principal serviço, ao mesmo tempo que ajudaremos a valorizar a nossa Igreja”, disse.

Ao final do encontro, dom Saburido presidiu a Santa Missa, na Capela de Nossa Senhora do Desterro. A solenidade também marcou o fim do primeiro dia da Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora do Ó.


FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário