segunda-feira, 23 de julho de 2012

Autoridades confirmam presença na apresentação de projeto da Pastoral da Saúde que ocorrerá terça-feira


Gestores governamentais de saúde e de meio ambiente confirmaram presença na apresentação do ‘Projeto Comunidade Saudável e Sustentável’ que a Pastoral da Saúde Nordeste 2 realizará amanhã (24), na Cúria Metropolitana em Recife. O evento será presidido pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido às 8h30 e visa contribuir para a instituição de um modelo de comunidade saudável e sustentável para a região do bairro de Casa Amarela, onde ocorrerá o projeto piloto.

O projeto ‘Projeto Comunidade Saudável e Sustentável’ foi lançado no último dia 22 de março pelo bispo de referência da Pastoral da Saúde CNBB Nordeste 2, Dom Fernando Saburido, durante a Campanha da Fraternidade sobre Saúde Pública. Nesta terça-feira (24) serão apresentados os resultados da parceria com o Escritório de Arquitetura Cesar Barros que trata da implantação de ciclovias sombreadas nas principais vias de Casa Amarela. O bairro foi escolhido para ser o piloto regional por ter um histórico de participação social, bem como, pela grande utilização de bicicletas como meio de transporte, lazer e trabalho, além de possuir nas proximidades áreas verdes como o Sítio Trindade e o Parque da Jaqueira.
De acordo com o coordenador Regional da Pastoral da Saúde NE2 e especialista em desenvolvimento sustentável, Vandson Holanda, o Projeto Comunidade Saudável e Sustentável dará uma excelente contribuição para a humanização do bairro. “Nesses primeiros meses de projeto tivemos a participação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) em várias reuniões e também um grande envolvimento da comunidade e de gestores públicos. Já nesta semana haverá as primeiras mudanças implementadas pela CTTU e aumentaremos também a nossa mobilização”, pontuou.

No evento estarão presentes autoridades da esfera municipal como representantes das Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, além da presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia e diretores da entidade. Já do Estado, além do Secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, estarão presentes também membros das Secretarias de Saúde, Cidades e da Empresa Grande Consórcio Recife. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito da capital, João da Costa, foram convidados, mas ainda não confirmaram participação.

Posteriormente a apresentação pública realizada pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, será disponibilizado um link no site da pastoral voltado exclusivamente para informações sobre os desdobramentos do projeto que servirá também de subsídio para que demais comunidades possam expandir as atividades em outros locais, em vista de uma vida mais saudável.

Algumas ruas contempladas com o projeto são: Estrada do Encanamento, Estrada do Arraial, Estrada das Ubaias, Rua Sebastião Alves, entre outras.

Fonte: Pastoral da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário