terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Mensagem do Papa para o Dia das Comunicações Sociais em todo o Brasil

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter mirifica, 1963), e a maioria dos países o comemora no domingo precedente a Pentecostes.



Em geral, o tema é divulgado no dia 29 de setembro, festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel, designado Padroeiro dos radialistas.



A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente em coincidência com a memória de S. Francisco de Sales, para permitir que as Conferências episcopais, os Escritórios diocesanos e as organizações que se ocupam de comunicação social tenham tempo suficiente para preparar subsídios audiovisuais e outros materiais destinados às celebrações a nível nacional e local.



Irmã Elide Fogolari é a assessora da Comissão da CNBB para as Comunicações Sociais. Nesta entrevista, ela explica como a Igreja no Brasil recebe e atua a Mensagem do Papa:



“Há 4 anos, produzimos um livreto que contém nas primeiras páginas, a Mensagem do Papa integral. Depois, o Presidente da Comissão para as Comunicações Sociais ou outra pessoa que trabalha nesta área o explica e faz uma reflexão mais simples e atualizada, especialmente para a Igreja no Brasil. No terceiro capítulo, sugerimos como cada diocese, comunidade e paróquia pode celebrar o DMCS. Enviamos o material às 275 dioceses, aos 301 bispos ativos e 150 bispos eméritos, a todas as comunidades, paróquias e organizações, a fim de que este dia seja celebrado e refletido a partir da mensagem do Papa”.



“Sabemos que as dioceses, comunidades e paróquias promovem inúmeras iniciativas: convidam, por exemplo, profissionais da comunicação para agirem como motivadores, incentivando uma comunicação mais cristã; convocam comunidades para que façam dias de retiro e celebrem a Eucaristia dentro do contexto do tema. Reflete-se também em encontros de catequese e grupos de jovens também fazem shows a partir do tema. São muitas as iniciativas da Igreja no Brasil no sentido de comemorar o DMCS”.

“Já recebi inúmeras solicitações pedindo que a Mensagem do Papa seja divulgada o mais rápido possível, para que as comunidades se preparem, também com todo este subsídio, que é muito bem recebido”.

“O tema tem um significado muito profundo, sobretudo no que se refere à comunicação, porque se nós não tivermos silêncio, não podemos utilizar a palavra. Quando o tema foi divulgado, foi acolhido com muito carinho e esperança”.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário