terça-feira, 24 de janeiro de 2012

No Rio, festa de São Sebastião marca abertura do Ano do Discipulado


Extensa programação cultural e religiosa marcou a celebração do dia do padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro (RJ), São Sebastião, nesta sexta-feira, 20. O arcebispo, dom Orani João Tempesta, liderou as cerimônias depois de uma trezena preparatória que contou com a peregrinação da imagem do padroeiro por diversas regiões da capital carioca. A festa, este ano, também foi o marco inaugural do Ano do Discipulado.

Trata-se de uma decisão da assembleia arquidiocesana, realizada em novembro do ano passado, que determinou que as atividades pastorais deste ano sejam marcadas pela reflexão da questão “o que significa ser discípulo de Cristo?”. “A proposta consiste em viver tudo o que está se fazendo, só que sob o enfoque específico do discipulado”, explicou o monsenhor Joel Portela, coordenador arquidiocesano de pastoral, em entrevista ao site da arquidiocese do Rio.

O 11º Plano de Pastoral de Conjunto, aprovado na última assembleia, prevê um tema específico a ser trabalhado a cada ano no período entre 2012 a 2016, sendo que a cada ano a reflexão começa na festa de São Sebastião e termina na festa de Cristo Rei. Para este ano o tema é Jesus Cristo, com uma reflexão da relação pessoal que se tem com Ele, para amadurecer a proposta do discipulado. Monsenhor Joel lembrou também que não são programadas atividades específicas para esta reflexão, mas haverá uma prioridade pastoral: a iniciação cristã. “Cuidaremos com mais afinco da Animação Bíblica de toda a Pastoral”, concluiu Joel.
f
FONTE: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário