Os Arquivos Secretos do Vaticano pela primeira vez são objeto de uma exposição fora dos muros vaticanos. Foi inaugurada nesta quarta-feira nos Museus do Capitólio de Roma com o título Lux in Arcana (Luz sobre o Arcano). Permanecerá aberto ao público a partir do 01 de março até o 09 de Setembro.
Entre os vários pergaminhos, registros, manuscritos, do século VIII ao XX, encontram-se: as Atas do processo de Galileu (séc. XVII), uma carta dos índios da américa escrita ao papa Leão XIII numa casca de bétula, como também documentos escolhidos da segunda guerra mundial, a bula de excomunhão de Lutero e uma carta de Bernadette Soubirous.
A exposição foi apresentada no passado mês de Julio no Vaticano pelo cardeal secretário de Estado Tarcísio Bertone, o cardeal arquivista bibliotecário Raffaele Farina, monsenhor Sergio Pagano, prefeito dos Arquivos do Vaticano, Giovanni Alemanno, prefeito de Roma, Dino Gasperini, assessor municipal de políticas culturais e Umberto Broccoli, superintendente dos bens culturais de Roma.
FONTE: ZENIT
Nenhum comentário:
Postar um comentário