quinta-feira, 1 de março de 2012

Lux in Arcana, inaugurada uma exposição sobre os arquivos secretos do vaticano

Os Arquivos Secretos do Vaticano pela primeira vez são objeto de uma exposição fora dos muros vaticanos. Foi inaugurada nesta quarta-feira nos Museus do Capitólio de Roma com o título Lux in Arcana (Luz sobre o Arcano). Permanecerá aberto ao público a partir do 01 de março até o 09 de Setembro.

Entre os vários pergaminhos, registros, manuscritos, do século VIII ao XX, encontram-se: as Atas do processo de Galileu (séc. XVII), uma carta dos índios da américa escrita ao papa Leão XIII numa casca de bétula, como também documentos escolhidos da segunda guerra mundial, a bula de excomunhão de Lutero e uma carta de Bernadette Soubirous.

A exposição foi apresentada no passado mês de Julio no Vaticano pelo cardeal secretário de Estado Tarcísio Bertone, o cardeal arquivista bibliotecário Raffaele Farina, monsenhor Sergio Pagano, prefeito dos Arquivos do Vaticano, Giovanni Alemanno, prefeito de Roma, Dino Gasperini, assessor municipal de políticas culturais e Umberto Broccoli, superintendente dos bens culturais de Roma.
FONTE: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário