domingo, 15 de janeiro de 2012

Cruz Vermelha suspende distribuição de ajuda humanitária na Somália


Organização internacional considera não ter condições para trabalhar no terreno; mais de um milhão de pessoas dependem da ajuda no país; organismo regressa ao terreno quando governo garantir livre ciruclação nas áreas em causa.



O Comitê Internacional da Cruz Vermelha anunciou a suspensão temporária da distribuição de ajuda humanitária urgente na Somália por não ter livre acesso às áreas em questão.



Em comunicado, a Cruz Vermelha destacou que os alimentos e as sementes, que estavam sendo distribuídos a mais de um milhão de pessoas, foram bloqueados em várias localidades do centro e sul do país. Bloqueio que justifica a suspensão da distribuição da ajuda.



No comunicado, a Cruz Vermelha indica que a suspensão vai continuar até que as autoridades restituam a liberdade de movimentos nas áreas afetadas, “tal como acordado”.
A Cruz Vermelha é uma das poucas organizações humanitárias ainda operacionais em algumas partes da Somália.

A distribuição da ajuda humanitária recomeçou em outubro do ano passado, no entanto, desde dezembro que as autoridades no centro e sul do país bloqueiam a entrega da ajuda a quase 250 mil pessoas.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário